27/08/2021 às 18:32

Mostra ‘Consultório do Dr. Edson’ abre no Museu Vivo

A exibição sobre médico pioneiro de Brasília substitui a exposição permanente ‘Poeira, Lona e Concreto’, que foi suspensa para manutenção

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) abre, nesta sexta-feira (27), a mostra Consultório do Dr. Edson Porto, reproduzindo o local de trabalho do médico pioneiro de Brasília, que morreu, aos 86 anos, em 2018.

A exposição fica aberta à visitação pública, dentro dos protocolos de segurança sanitária, de sexta a domingo, das 10h às 16h, e conta com 30 peças ambientadas na réplica do consultório montado no MVMC.

A mostra reúne 30 peças, ambientadas na réplica do consultório montado no MVMC, incluindo cadeiras e mesas, armário de remédios, bandejas e coletores de urina e fezes, entre outros | Foto: Ascom/Secec

São equipamentos trazidos para Brasília, a fim de fazer, no canteiro de obras, atendimentos que não podiam ser levados para Goiânia de avião, pelo crescente custo: cadeiras e mesas, autoclave (para esterilização), geladeira, armário de remédios, bandejas, coletores de urina e fezes, pastas de documentos, entre outros.

“Estamos aproveitando um trabalho de higienização dos itens da exposição permanente Poeira, Lona e Concreto (mais de mil itens) para dar visibilidade aos serviços prestados por esse médico pioneiro”, explica o coordenador das diretorias da Subsecretaria do Patrimônio Cultural (Supac), Felipe Ramón.

[Olho texto=”“Era muito comum baterem na janela de nossa casa no meio da noite, gritando ‘Dr. Edson, ajuda pelo amor de Deus’”” assinatura=”Marilda Porto, esposa de Dr. Edson” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esposa de Dr. Edson, Marilda Porto, 81 anos, fala com muito orgulho dos tempos heroicos em que morava com o marido numa das casinhas de madeira do atual museu, quando o local era o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO).

A edificação, concebida para ser provisória, foi levantada em apenas dois meses, inaugurada em julho de 1957, de modo a atender o crescente número de operários acidentados no canteiro de obras da construção de Brasília e dar assistência a um contingente crescente de crianças e adultos que inchavam a população do que seria a capital federal três anos mais tarde.

“Era muito comum baterem na janela de nossa casa no meio da noite, gritando ‘Dr. Edson, ajuda pelo amor de Deus'”, relata Marilda, que veio de Goiânia num jipe, em estrada de terra, casada com ele, aos 18, um ano depois de começarem namoro de compromisso no Jóquei Clube de Goiás.

Dr. Edson morou com a esposa numa das casinhas de madeira do atual museu, quando o local era o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO)

Mineiro de Araguari (MG), Dr. Edson Porto estudou medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) antes de aceitar o desafio de atender nos alojamentos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), no que é hoje a Candangolândia.

A prática de pediatria, a especialidade do médico, teve de aguardar um pouco e ceder espaço a urgências, como operar, suturar e amputar membros dos homens que erguiam as estruturas planejadas por Oscar Niemeyer. “Ninguém tinha equipamento de proteção, trabalhavam de chapéu de palha e sandálias”, testemunha Marilda.

Com cinco filhos e uma penca de netos, Marilda fala daquela época como “uma experiência magnífica, de grande valor humano, em que as pessoas trabalhavam com alegria e entusiasmo, se ajudando, algo que não vemos muito hoje”.

Ela diz que conviveu com todo mundo – faxineiras, operários da manutenção do hospital, enfermeiras, motoristas – e sugere que fotos dessa gente, muitas das quais ela coleciona, deveriam ficar expostas no MVMC.

[Olho texto=”Outras duas mostras são anunciadas para setembro no MVMC: ‘Joaquim Paiva: Cor e Vida’ e ‘Brasília, Feminino de Brasil'” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mais duas exposições

Felipe Ramón anuncia para setembro mais duas exposições no MVMC, com datas a confirmar. Joaquim Paiva: Cor e Vida é, segundo ele, que assina a curadoria, “uma exposição que procura celebrar o aspecto dinâmico e vivo dos primeiros anos da capital federal.”

“Não são fotografias das grandes obras arquitetônicas, nem retratos de personalidades, mas registros da expressão criativa de pessoas comuns, da pujança do cotidiano expressa em suas casas, locais de trabalho, roupas, corpos e rostos”, explica Ramón.

Segundo o curador, o fotógrafo nascido em Vitória (ES) em 1946, advogado e diplomata, dava chance aos pioneiros da cidade para posar, escolher a maneira como queriam ser fotografados.

A outra exposição com o acervo do MVMC fará um recorte sobre o papel das mulheres na construção da capital e levará o nome de Brasília, Feminino de Brasil.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também curador dessa exibição, Ramón diz que “a exposição das mulheres pretende ajudar a corrigir uma injustiça histórica: muitas vezes apenas os pioneiros são lembrados, esquecendo o papel importantíssimo das mulheres na criação simbólica e cultural desta capital de todos os brasileiros”, contextualiza.

Para essa exibição, estão sendo preparados áudios acionados por QR Code, convidando a um passeio entre objetos e fotografias da época da construção, num resgate do lugar do feminino na capital de concreto armado.

Serviço
Mostra Consultório do Dr. Edson Porto
Local: Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) – Núcleo Bandeirante – Setor JK Lote D
Horário de visitação: sexta a domingo, das 10h às 16h
Telefone: (61) 3301-6641


*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF