27/08/2021 às 19:04, atualizado em 27/08/2021 às 19:06

Reciclotech forma nova turma de técnicos em informática

Além de democratizar o acesso à tecnologia, programa de inclusão digital da Secti promove o descarte correto de resíduos eletrônicos

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente”” assinatura=”Gilvan Maximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Reciclotech acaba de formar mais uma turma de Informática Básica, Manutenção e Configuração de Computadores. Os alunos que concluíram o curso, após cumprir 120 horas de aula, receberam o certificado das mãos do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Maximo.

O secretário destaca que muitos alunos do curso do Reciclotech já saem preparados para o mercado de trabalho e, até mesmo, já empregados. “Uma ex-aluna do curso hoje é a nossa professora do programa Reciclotech”, alegra-se Maximo.

O Reciclotech é um programa de inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) que tem como objetivo potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Atua na conscientização do descarte correto desses materiais e promove ações educativas pela democratização do acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com base instalada na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama, o Reciclotech atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e coleta seletiva e, ainda, pela capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia.

“O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente. Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 43 PEVs (ponto de entrega voluntária), realizadas 22 caravanas e arrecadadas, aproximadamente, 50 toneladas de lixo eletrônico”, afirma Gilvan Maximo.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF