30/08/2021 às 19:29

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza capacitação para servidores

Além das aulas presenciais, os recém-nomeados também terão de fazer cursos obrigatórios na escola virtual

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) preparou um treinamento especial para receber os 88 novos servidores nomeados neste mês. Serão formadas pequenas turmas de alunos para viabilizar o distanciamento social. Cada grupo terá três aulas presenciais, uma por semana, com atividades de formação sobre as rotinas de execução e gestão das Políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional, além de encontros virtuais.

Na primeira aula, realizada nesta segunda (30), 15 recém-empossados receberam orientações sobre o funcionamento interno da Sedes e sobre direitos dos servidores | Foto: Divulgação/Sedes

“A ideia é dar boas-vindas a esses novos servidores já com uma capacitação, para que eles assumam suas respectivas funções conhecendo a estrutura básica da Sedes e possam exercer seu trabalho da melhor maneira possível”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Os cargos são variados, de pedagogos a educadores sociais, passando por agentes sociais e especialistas em Direito e Legislação, Economia ou Ciências Contábeis. Na primeira aula, realizada nesta segunda-feira (30), 15 recém-empossados receberam orientações gerais sobre o funcionamento interno da Secretaria e sobre direitos dos servidores.

[Olho texto=”“A ideia é dar boas-vindas a esses novos servidores já com uma capacitação, para que eles assumam suas respectivas funções conhecendo a estrutura básica da Sedes e possam exercer seu trabalho da melhor maneira possível”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem integra essa primeira turma é o técnico-administrativo Alessandro Rodrigues Silva. “Eu tenho formação na área de informática e quero muito agregar à Sedes. Eu fui muito bem-recepcionado, achei todo mundo bastante educado, gostei muito do ambiente. Esse treinamento, com certeza, vai ser importante nessa caminhada inicial”, comemora.

Para a agente social Grazyella Vieira de Sousa, essa capacitação vai trazer mais segurança. “Sou formada na área jurídica e em pedagogia. São áreas que podem trazer boas contribuições para a Sedes. Fiquei muito feliz no primeiro dia. Fui muito bem-recepcionada. Foi interessante essa preparação inicial, me sinto mais segura para atuar na minha nova área”, conta.

Segundo o subsecretario de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas, os novos servidores terão, obrigatoriamente, que cumprir a carga horária do curso. “É uma ambientação de trinta dias para que os novos servidores entendam quais as atividades da Sedes. Esse tempo de ambientação é importante para fazer um diagnóstico das necessidades do órgão e distribuir os servidores da melhor forma. Nesse treinamento, também vamos identificar as afinidades de cada um”, explica.

Curso

Além das aulas presenciais, os novos servidores também terão de fazer cursos obrigatórios na Escola Virtual da Sedes: sobre o cotidiano de atuação profissional; e introdução ao Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (Sids), além do curso da Escola Nacional de Administração Pública, para aprender a usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“Temos também cursos optativos de Inovação Social para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas; Gestão do Conhecimento do Setor Público; Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos; e Ética no Serviço Público, tudo dentro da Escola Virtual da Sedes”, reitera Rodrigo Freitas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Até a definição das lotações definitivas, as folhas de ponto serão assinadas pela Subsecretaria de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes (Sugip), sob a orientação da Diretoria de Formação da Sedes.

Dos 88 novos servidores que foram nomeados para a Secretaria de Desenvolvimento Social, dois são especialistas de Direitos, cinco de Serviço Social, um pedagogo, um educador social, oito cuidadores sociais, 37 agentes sociais e 34 técnicos administrativos.

 

*Com informações da Sedes