31/08/2021 às 16:08, atualizado em 31/08/2021 às 18:25

Detran ensina o Código de Trânsito por meio de arte

Espetáculos teatrais, contações de histórias, palestras e material pedagógico fazem parte do roteiro que visa o trânsito seguro

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Em seis dias, 14 regiões administrativas receberão as atividades educativas de trânsito promovidas pelo Detran-DF. Elas começaram nesta segunda-feira (30) e irão até o dia quatro de setembro.

A programação iniciou com espetáculo teatral na Escola Ineb, no Gama, para crianças de 4 a 5 anos, e na Escola Classe Aspalha, no Lago Norte, para a garotada entre 6 e 10 anos. O objetivo é orientar sobre a circulação em via pública, conduta segura no interior de veículos e as regras para as bicicletas. A ação educativa obedece a todos os protocolos de segurança contra a proliferação da covid-19.

Teatrinho educativo do Detran-DF foi apresentado em escola do Gama e passará por outras RAs essa semana | Fotos: Divulgação/Detran DF

Espetáculos teatrais

Nessa terça (31) de manhã, a Escola Ineb recebeu o espetáculo para crianças de 6 a 10 anos e uma nova edição será realizada às 15h. O teatrinho também foi apresentado na Escola Classe 411 Norte e no Jardim de Infância 303 Sul. Este último terá nova sessão às 15h.  Na quarta-feira (1°), haverá  espetáculo às 11h e às 14h na Escola Classe 106 Norte; às 10h e às 14h na Escola Classe Rua do Mato, na Fercal. Na quinta-feira (2), na Escola Classe 8 do Cruzeiro, às 10h e às 14h. Na sexta-feira (3), às 14h no Colégio Isaac Newton, em Ceilândia.

Contação de histórias

Em Taguatinga, na segunda-feira, no Centro de Educação Infantil 4, as crianças de 4 a 5 anos participaram da contação de história. A mesma dinâmica foi realizada nesta terça na Escola Classe Rua do Mato, na Fercal. A contação de história também será feita na quarta, às 9h, às 10h, às 14 e às 15h no Centro de Ensino Infantil 310 do Recanto das Emas. Na sexta-feira (3) tem mais  historinha. Às 9h30 e às 14h no Centro de Ensino Infantil Buritizinho no Recanto das Emas, e às 9h e às 10h no Instituto Educacional Dom Leonino e Irmã Cecília Luvizotto, em São Sebastião. No Jardim de Infância 1 do Cruzeiro, às 9h30, às 10h30, às 14h30 e às 15h30. E, à noite, às 18h e às 20h30 na Avenida Recanto das Emas, Quadra 206, perto da administração da cidade.

Palestras Educativas de Trânsito

A Sala de Realidade Virtual da Diretoria de Educação, localizada no Detran da Asa Sul, ofereceu palestra educativa de trânsito na segunda e já estão programadas novas apresentações para sábado, às 14h e às 15h30. Elas são direcionadas aos estudantes do curso da CNH Social e Reciclagem de Infratores, por meio do simulador de automóvel que retrata acidentes de trânsito e de óculos virtuais que demonstram o efeito do álcool, fadiga e drogas ao volante.

Na Diretoria de Educação do Detran, na 906 Sul, na sexta-feira às 16h30, haverá palestra educativa em apoio à VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e à Semana da Saúde do Crea-DF, além de apresentação de repentistas e mímicos.

O objetivo das ações é orientar sobre a circulação em via pública, conduta segura e as regras para as bicicletas

Ações Educativas

Ações educativas visando orientar sobre as consequências do estacionamento irregular e o respeito ao pedestre na travessia da faixa foram feitas nesta terça-feira de manhã, no Setor de Rádio e TV Sul. Na quarta, às 16h no Shopping DF Century Plaza, em Águas Claras, haverá ação de conscientização voltada ao motociclista, com foco nos entregadores de delivery. O evento se repete na mesma cidade, na quinta-feira, às 16h, no Shopping Felicittá.

Bike em Dia

O projeto Bike em Dia é voltado para orientar ciclistas com cuidados essenciais no trânsito e na manutenção preventiva da bicicleta. Será realizado na sexta-feira, na Ciclovia de ligação Park Way – Águas Claras, Trecho 3, Quadra 5, das 5h30 às 8h.

Taguaparque

Próximo ao Centro Cultural do Taguaparque, no sábado, das 8h às 13h, o Detran-DF oferecerá palestras aos pedestres, ciclistas e condutores sobre a proteção aos vulneráveis no trânsito, além de apresentação teatral e repentistas.

 

*Com informações do Detran-DF