31/08/2021 às 20:23, atualizado em 31/08/2021 às 20:32

Espaço exclusivo humaniza atendimento ao servidor

A sala de acolhimento está localizada na sede da Secretaria de Justiça, na antiga Rodoferroviária

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Para reforçar as ações de atenção e cuidado com a saúde dos servidores, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) disponibilizou um espaço exclusivo de acolhimento, orientação e atendimento individualizado na sede do órgão, localizada na antiga Rodoferroviária. A proposta é que a sala da Gerência de Saúde do Servidor possibilite a escuta atenta e diferenciada, o sigilo que a situação requer e um olhar mais cuidadoso para temas sensíveis que, em geral, são motivos de sofrimento.

“É um espaço de pertencimento para todos os servidores e o reconhecimento do trabalho que desenvolvem. Somos uma equipe e estamos aqui para cuidar uns dos outros e para oferecer o nosso melhor. Todos ganham com isso”, ressaltou a secretária da pasta, Marcela Passamani.

Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e a subsecretária de Administração Geral, Alinne Carvalho Porto | Foto: Divulgação/Sejus

Vinculada à Gestão de Pessoas, a Gerência de Saúde do Servidor é responsável pelo acompanhamento dos processos encaminhados à Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretaria de Economia. Nesse sentido, realiza, por exemplo, os encaminhamentos necessários à Perícia e à Junta Médica Oficial referentes à readaptação funcional, remoção por motivo de saúde, horário especial para servidores com deficiência ou com dependente com deficiência, restrições temporárias, avaliação de capacidade laborativa e auxílio-doença.

A gerência também propõe e articula ações voltadas à prevenção, recuperação e manutenção psicológica e profissional dos servidores, em parceria com os demais serviços e políticas governamentais e não governamentais relacionadas à saúde do servidor. Antes da inauguração da sala de acolhimento, todas as atividades da Gerência de Saúde ocorriam no mesmo ambiente, o que inviabilizava o atendimento individualizado dos servidores.

Atendimento:
Durante a pandemia, os atendimentos na sala serão feitos somente com agendamento prévio pelo telefone 9.8625-8163.

 

*Com informações da Sejus