31/08/2021 às 19:52, atualizado em 31/08/2021 às 19:59

Fresado e água para segurar a poeira no Capão Comprido

Equipes do governo recuperam 10 km de estrada rural e colocam material de origem asfáltica na proximidade de 15 pontos de ônibus em São Sebastião

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Apesar das chuvas isoladas em alguns pontos do DF, muitas áreas rurais estão sofrendo com o poeirão das estradas. Para amenizar os impactos desta temporada, equipes do GDF Presente atuaram no Núcleo Rural Capão Comprido, em São Sebastião. Além de nivelar as vias e molhar o caminho com ajuda de caminhões-pipa, os trabalhos avançaram na colocação de material fresado (restos de asfalto) ao redor de 15 recém-instaladas paradas de ônibus.

A estrada do Capão Comprido vem recebendo melhorias do programa GDF Presente | Foto: Divulgação/GDF Presente

A via não pavimentada onde as estruturas das paradas de ônibus foram instaladas possui cerca de dez quilômetros de extensão, ligando a Escola Classe São Bartolomeu aos assentamentos rurais da região. “Estamos espalhando material fresado ao redor das paradas, e também passando com o caminhão-pipa para molhar a estrada”, explica o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho.

As estruturas, de três metros de altura e dois de comprimento, são feitas de eucalipto tratado, material doado por um comerciante da região, e foram construídas pelos próprios moradores, que por sua vez disponibilizaram a areia e cimento para o piso dos abrigos e as telhas para a cobertura.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Associação de Moradores do Capão Comprido, Delcimar Junior, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo GDF Presente no local. “A chegada desse material aqui vai ser muito importante para a comunidade. O local estava sempre com uma poeira enorme, o preenchimento do solo com esse fresado ajuda a melhorar muito”, destacou.

Esta não é a primeira vez que o Núcleo Rural Capão Comprido recebe ações do GDF Presente. Em março deste ano, equipes do programa estiveram no local reparando uma erosão na Rua 13 do loteamento. No ano passado, os operários executaram serviços de manutenção em uma estrada rural.

Confira, no vídeo, essas e outras ações do GDF Presente: