01/09/2021 às 08:19, atualizado em 01/09/2021 às 11:10

Ampliado o acesso a medicamento preventivo ao HIV

Já disponível a pacientes da rede pública, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) agora é dispensada também aos atendidos pela rede privada

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A partir desta quarta-feira (1º), a rede pública de saúde do Distrito Federal começa a dispensar o medicamento utilizado para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV para pacientes com receita prescrita por médicos da rede privada.

Até então, o acesso ao fármaco só era possível com receita emitida por profissionais da rede pública de saúde. O Ministério da Saúde (MS) elegeu o DF como uma das unidades federativas piloto do projeto PrEP na Saúde Suplementar.

[Olho texto=”“ A dispensação dos medicamentos da PrEP prescritos por médicos da rede privada é um avanço importante para as estratégias de prevenção ao HIV”” assinatura=”Beatriz Maciel Luz, gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o pedido médico em mãos, os pacientes podem retirar o medicamento nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos de antirretrovirais (UDM). A medida segue o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas do MS. De acordo com a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz, a disponibilidade para o setor privado aumentará a oferta da PrEP, beneficiando mais pessoas.

“É um avanço importante para as estratégias de prevenção ao HIV. No DF, o atendimento e a dispensação para PrEP no SUS estão disponíveis no Hospital Dia, no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e, a partir desta quarta-feira, na Policlínica de Taguatinga”, ela informa.

“A dispensação dos medicamentos da PrEP prescritos por médicos da rede privada estará disponível nas UDM das Policlínicas de Taguatinga, do Lago Sul, de Ceilândia e na Farmácia Escola do HUB, também a partir desta quarta”, acrescenta Beatriz Maciel.

Arte: Agência Saúde DF

O que é a PrEp?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia mostrou-se eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção.

A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada do HIV. Dentro do conjunto de ferramentas da prevenção combinada, inserem-se também testagem para o HIV, Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uso regular de preservativos, diagnóstico oportuno e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis (IST), redução de danos, gerenciamento de vulnerabilidades, supressão da replicação viral pelo tratamento antirretroviral e imunizações.

“No Brasil, a epidemia de HIV/Aids é concentrada em alguns segmentos populacionais que respondem pela maioria de casos novos da infecção, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo. Além disso, destaca-se o crescimento da infecção pelo HIV em adolescentes e jovens”, explica Beatriz.

Segundo a gerente, além de apresentarem maior risco de adquirir o HIV, essas pessoas frequentemente estão sujeitas a situações de discriminação, sendo alvo de estigma e preconceito, o que aumenta, assim, sua vulnerabilidade ao HIV/Aids.

Com o pedido médico em mãos, pacientes podem retirar o medicamento nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos de antirretrovirais (UDM) | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

“Para esses casos, a PrEP insere-se como uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia”, afirma.

Fluxo para atendimento

Para a prescrição da PrEP, o profissional será cadastrado no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais (Siclom) pelo farmacêutico da Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM). Portanto, o nome e o CRM deverão estar legíveis.

Cabe ao profissional prescritor acompanhar com o usuário o aprazamento das consultas de seguimento, de forma a garantir a continuidade do cuidado, da oferta dos medicamentos e do cumprimento da regularidade da testagem para HIV.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O usuário deverá comparecer a uma das UDM e entregar os documentos. Além disso, cumprir o prazo de até sete dias após a realização do teste rápido para HIV ou anti-HIV laboratorial (com resultado não reagente) para retirar a PrEP na UDM (preferencialmente o mais breve possível).

Caso o usuário perca o prazo acima, ele deverá realizar novo teste e apresentá-lo ao médico prescritor para preenchimento de novo formulário. O usuário também deve atentar-se para não perder os prazos das consultas de seguimento de forma a garantir a continuidade da PrEP sem interrupção por falta de medicamentos. Depois, basta retirar os medicamentos, preferencialmente, na UDM onde foi inicialmente cadastrado.

A PrEP não é para todas as pessoas. Ela é indicada para aquelas que têm maior risco de entrar em contato com o HIV.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF