01/09/2021 às 08:42, atualizado em 01/09/2021 às 21:07

Os benefícios do consumo de peixes para a saúde

Incentivar o consumo de peixes é um dos objetivos da campanha dedicada ao alimento, que vai desta quarta (1°) até 15 de setembro

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Peixe tem gordura, mas é uma gordura boa, que ajuda a controlar o colesterol total e a aumentar o HDL, que protege contra doenças cardiovasculares”” assinatura=”Danielle Amaral, nutricionista da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Comer peixes três vezes por semana pode ser um importante aliado para aumentar imunidade, reduzir o colesterol total e emagrecer. Por isso, um dos objetivos da Semana Nacional do Pescado, que começa nesta quarta-feira (1°) e vai até o dia 15 de setembro em todo o Brasil, é incentivar o consumo dessa proteína.

A nutricionista da Emater-DF, Danielle Amaral, explica que peixe tem quase a mesma quantidade de proteína que carne vermelha, com a vantagem de ser mais leve e menos calórico. E também possui benefícios em relação às proteínas vegetais. “É uma proteína de alto valor biológico. Ou seja, a gente consegue absorver toda ela, o que não ocorre com as vegetais”, explica.

Arte: Emater-DF

Danielle lembra ainda que 100 gramas de peixe contém quase toda a quantidade necessária de consumo diário de selênio, que contribui para a melhora do sistema imunológico. Ainda é rico em vitaminas A, D, E e K, e bom para o colesterol. “Peixe tem gordura, mas é uma gordura boa, que ajuda a controlar o colesterol total e a aumentar o HDL, que protege a gente contra doenças cardiovasculares”, esclarece.

Para quem quer emagrecer, a nutricionista garante que o peixe pode ser uma boa escolha, pois é leve, de rápida digestão e costuma ter menos calorias do que as outras proteínas animais. Assim como frutas e legumes, é melhor aproveitado pelo organismo se consumido cru, mas também pode ser ingerido, preferencialmente, assado ou cozido.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em sua 18ª edição, a Semana Nacional do Pescado acontece em todo o Brasil, com ações promocionais e eventos gastronômicos organizados pelo próprio setor produtivo. Além disso, no dia 14 de setembro, a programação da mostra agropecuária Expoabra será toda dedicada a palestras técnicas sobre como produzir peixes em Brasília. O evento acontecerá no Parque de Exposições da Granja do Torto.

*Com informações da Emater-DF