01/09/2021 às 18:33, atualizado em 02/09/2021 às 11:06

Zoo ensina como resgatar animais em incêndios florestais

Parceria com Ibama garante treinamento para 16 brigadistas florestais

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), está promovendo o curso Treinamento em resgate, manejo e contenção de fauna silvestre nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais para 16 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Iniciada no último dia 31, a capacitação termina nesta quinta-feira (2).

O treinamento promovido pela FJZB visa garantir aos brigadistas a melhor maneira de cuidar de animais resgatados em incêndios | Fotos: Divulgação FJZB

[Olho texto=”“Ao ensinar técnicas práticas de manejo para o resgate correto, o nosso objetivo é facilitar o tratamento e diminuir os efeitos dos incêndios na fauna silvestre”” assinatura=”Luísa Helena Rocha, superintendente de Conservação e Pesquisa da FJZB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A FJZB conta com profissionais especializados no resgate, contenção e manejo de animais em incêndios florestais e tem capacitado outras instituições e forças de segurança do Distrito Federal. “Ao ensinar técnicas práticas de manejo para o resgate correto, o nosso objetivo é facilitar o tratamento e diminuir os efeitos dos incêndios na fauna silvestre”, aponta a superintendente de Conservação e Pesquisa da fundação, Luísa Helena Rocha.

Já a médica veterinária do Zoológico de Brasília, Fernanda Mergulhão, que ministra as aulas, reforça a importância do treinamento prático para que os brigadistas possam ajudar a salvar a vida de animais resgatados. “Ambientes de incêndio tem alta concentração de monóxido de carbono, o que intoxica e asfixia o animal. Quando ele é retirado pelo brigadista e colocado em um ambiente ventilado, damos um passo extremamente importante para salvá-lo”, explica.

Com carga de 20 horas, o curso promove aulas teóricas e práticas nas dependências do Zoológico de Brasília

Técnica

Com carga horária de 20 horas, o treinamento está divido em duas fases: aulas teóricas, que ocorrem no prédio da Administração do Zoológico de Brasília, e aulas práticas ministradas nos recintos dos animais e no hospital veterinário da fundação.

Para o supervisor dos brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/GO), José Gabriel Rosa, o curso é visto como uma iniciativa fundamental para o trabalho desses profissionais. “Com esse treinamento especial, conseguimos aprender a maneira correta de cuidar dos animais que achamos durante os combates e, com conhecimento, vamos poder ajudar mais ainda”, avalia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esse é o primeiro curso voltado exclusivamente para brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais do Prevfogo e ICMBio. A ação faz parte das ações planejadas pela Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama para mitigar os danos à fauna silvestre nas ocorrências de queimadas e grandes incêndios florestais.

*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília