06/09/2021 às 13:11, atualizado em 06/09/2021 às 13:40

Centro de Taguatinga ganha nova rede de drenagem pluvial

Trabalhos em execução na quadra C12 fazem parte das obras do túnel

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Ao mesmo tempo que executa as obras da maior obra viária do país, o GDF refaz a rede de drenagem pluvial do Centro de Taguatinga e garante um melhor escoamento das águas das chuvas na região, evitando alagamentos na época chuvosa.

No momento, está em andamento o trabalho na quadra C12, no setor central de Taguatinga, que já conta com 95% de execução. A quadra vai ganhar novas manilhas para controlar o fluxo da água e novas captações de bocas de lobo para escoar melhor a enxurrada |Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

No momento, está em andamento o trabalho na quadra C12, no setor central de Taguatinga, que já conta com 95% de execução. A quadra vai ganhar novas manilhas para controlar o fluxo da água e novas captações de bocas de lobo para escoar melhor a enxurrada.

Segundo o administrador de Taguatinga, bispo Renato Andrade, as obras são muito importante para garantir a segurança dos mais de 137 mil veículos que passarem pelo Túnel de Taguatinga, que está sendo construído e vai ser entregue em 2022.

O engenheiro Ricardo Terenzi, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do DF, explica que a rede existente no local foi desativada para as escavações necessárias para a construção do túnel e agora ela está sendo redimensionada para atender a região.

Segundo ele, a construção da galeria está praticamente pronta. “Só falta a reconstrução do pavimento”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Assim, o GDF deve adiantar o cronograma de entrega da obra, previsto inicialmente para outubro. Atualmente, a via está interditada para os veículos, mas a circulação de pedestres e moradores está mantida.

O orçamento da obra está incluído nos R$ 275,7 milhões investidos no Túnel de Taguatinga. O GDF também está elaborando o projeto do Drenar Taguatinga, um programa que prevê a reconstrução de toda a rede de água pluviais da cidade, com intervenções previstas para serem feitas no centro da cidade.