06/09/2021 às 18:56, atualizado em 06/09/2021 às 19:53

Fique atento às alterações do trânsito na área central

Devido às manifestações anunciadas para o 7 de Setembro, algumas vias ficarão bloqueadas para carros desde a Esplanada dos Ministérios até a Funarte

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Os motoristas que costumam trafegar pelo centro de Brasília devem ficar atentos: a Esplanada dos Ministérios continua fechada para o trânsito de veículos e só deve reabrir depois do fim das manifestações sociais marcadas para este feriado em comemoração à Independência do Brasil. As vias N2 e S2, que passam nos anexos dos ministérios, estão liberadas para o trânsito de veículos, assim como as demais vias da região central.

[Olho texto=”A reabertura das vias será feita após o fim das manifestações e dispersão do público, mediante avaliação de cenário pelas autoridades de trânsito” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O bloqueio vai da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto ao 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), próximo à via L4, nos dois sentidos. A reabertura das vias será feita após o fim das manifestações e dispersão do público, mediante avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito.

Os ônibus das comitivas, assim como motocicletas e cavalos – como previsto pelos organizadores – deverão ser deixados no estacionamento da Praça da Cidadania, localizada ao lado do Teatro Nacional.

Os demais manifestantes poderão utilizar os estacionamentos da Rodoviária do Plano Piloto (parte superior) e dos setores de Autarquia, Bancário e Comercial. Os condutores deverão estacionar somente em locais permitidos, pois haverá fiscalização por parte dos órgãos de trânsito.

Haverá dois espaços para as manifestações. Os manifestantes pró-governo ficarão na Esplanada dos Ministérios. O ponto de encontro será a Biblioteca Nacional. De lá, seguirão pela Esplanada dos Ministérios e poderão chegar até a Avenida José Sarney, na ligação entre as vias S1 e N1. Os monumentos e prédios públicos estarão fechados com gradil e resguardados por policiais.

[Olho texto=”O Eixão do Lazer funcionará normalmente. Já a W3 estará aberta para veículos, excepcionalmente nesta terça-feira (7)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Já os manifestantes com orientações contrárias ao governo irão se concentrar no estacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. De lá, seguirão em caminhada até o Memorial dos Povos Indígenas, onde será feita a dispersão. A PMDF fará a segurança do perímetro e acompanhará todo o trajeto.

 

A partir das 6h de terça-feira (7), não será possível transitar com veículos da altura da W3 até a Funarte, no Eixo Monumental – nas vias N1 e S1. O trecho será destinado para os manifestantes com orientação contrária ao governo.

Os locais indicados para estacionamento daqueles que seguirem para se manifestar nessa área será o Setor Hoteleiro Norte, Palácio do Buriti e Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Importante lembrar que o estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha é privativo.

O Eixão do Lazer funcionará normalmente. Já a W3 estará aberta para o trânsito de veículos, excepcionalmente nesta terça-feira (7). Policiais militares e agentes do Detran estarão nas ruas para controle e maior fluidez no trânsito.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O fechamento das vias foi determinado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) e das forças de segurança, devido à previsão de um expressivo número de manifestantes na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é garantir a segurança dos manifestantes e uma melhor mobilidade à população.