07/09/2021 às 19:42, atualizado em 07/09/2021 às 20:31

Atos populares de 7 de setembro ocorrem de forma pacífica

Forças de segurança atuaram de forma integrada para garantir a segurança dos manifestantes. Vias S1 e N1 permanecem fechadas nesta quarta (8)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

As manifestações ocorridas nesta terça-feira (7), tanto na Esplanada dos Ministérios quanto nas imediações da Torre de TV, terminaram sem nenhuma intercorrência grave. Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), as forças de segurança locais atuaram de forma integrada e seguindo protocolo elaborado previamente, com base em levantamentos de inteligência e pactuado entre o governo e organizadores dos eventos.

A PMDF reforçou o policiamento na região, atuando com apoio de tropas especializadas, como Cavalaria, BPChoque e BPCães, e realizando linhas de revistas pessoais em pontos estratégicos | Fotos: Secom/SSP-DF

A dispersão do público foi finalizada por volta das 14h. Alguns manifestantes permaneceram na Esplanada dos Ministérios. A previsão é que as vias N1 e S1 permaneçam interditadas até esta quarta-feira (8). A liberação das vias ocorrerá após avaliação do cenário por parte das autoridades de trânsito. Os anexos dos ministérios poderão ser acessados pelas vias S2 e N2.

[Numeralha titulo_grande=”9″ texto=”furtos de celulares foram registrados na 5ª DP e uma pessoa foi detida por porte de drogas e celulares” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por razões de segurança, conforme vem sendo feito em todas as manifestações do tipo, a Praça dos Três Poderes segue restrita a manifestações. As forças de segurança permanecerão monitorando toda a região central de Brasília, por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e equipes em campo. O trânsito de veículos da altura da W3 até a Funarte foi liberado na tarde desta terça-feira (7).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou o policiamento na região e atuou com apoio de tropas especializadas, como Cavalaria, Batalhão de Choque (BPChoque) e de policiais do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Foram realizadas linhas de revistas pessoais em pontos estratégicos, onde foram recolhidos hastes e canos durante as abordagens.

Nove furtos de celulares foram registrados na 5ª Delegacia de Polícia. Uma pessoa foi detida por policiais militares, na Esplanada, por porte de drogas e celulares, conduzida à 5ª Delegacia de Polícia e autuada em flagrante.

Forças de segurança atuaram seguindo protocolo elaborado previamente, com base em levantamentos de inteligência e pactuado entre governo e organizadores dos eventos

Um outro flagrante foi constatado pelos militares e encaminhado ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), por porte de drogas e de arma branca. O flagrante ocorreu atrás do Ministério da Economia. O acusado assinou Termo de Compromisso e foi liberado.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF registrou 32 atendimentos, sendo 22 deles relativos às condições climáticas em que os militares fizeram orientações para hidratação. Os outros dez foram pré-hospitalares – em três deles as vítimas precisaram de transporte para hospitais, sendo duas delas motivadas por convulsão e uma por queimadura. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) deram apoio às ações para melhor mobilidade e fluidez do trânsito.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF