13/09/2021 às 14:37

Detran flagra 161 condutores alcoolizados

As operações ocorreram em cidades como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Lago Norte e Vila Planalto neste fim de semana

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Entre sexta (10) e domingo (12), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abordou 293 condutores durante operações realizadas em diversos pontos do Distrito Federal. As fiscalizações ocorreram em cidades como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Lago Norte e Vila Planalto.

O Detran-DF e os demais órgãos de fiscalização de trânsito flagraram 161 condutores sob o efeito de bebida alcoólica. De janeiro a agosto deste ano, foram flagrados 16.419 condutores alcoolizados, o que representa um aumento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 11.943.

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, “a Lei Seca é um importante instrumento na prevenção de acidentes de trânsito, além disso, é de conhecimento de todos que não se deve misturar álcool e direção, mas muitos condutores ainda insistem em colocar em risco a própria vida e também a de terceiros”. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa é infração gravíssima com multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. 

Apesar de a legislação prever penalidades apenas para o condutor, o passageiro deve se preocupar com a própria segurança. Peixoto faz um alerta, “não pegue carona com um condutor alcoolizado”.

Outros flagrantes

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A fiscalização de trânsito autuou ainda 33 inabilitados, oito com a CNH vencida, sete por dirigir veículo com o escapamento irregular, e outros 46 por infrações diversas. As equipes do Detran recolheram 19 veículos ao depósito.

* Com informações do Detran-DF