13/09/2021 às 17:08

História dos Dragões da Independência retratada em exposição

Exibição, que começa nesta terça-feira (14), faz parte das comemorações do setembro cívico

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) abre o Setembro Cívico com a exposição Dragões da Independência na Casa de Chá, na próxima terça-feira (14). Os objetos da Guarda Presidencial ficarão expostos para visitação pública até o dia 20. A ação é resultado de parceria entre a Setur-DF e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, vinculado ao Comando Militar do Planalto.

A Lei 6.822, de 05 de abril de 2021, colocou o mês de setembro, no calendário oficial, destinado às comemorações da Independência do Brasil. A medida fortalece o turismo cívico de Brasília, além de ser a única cidade com essa prerrogativa em lei.

Entre as ações programadas pela Setur-DF, a exposição vai promover aos moradores e turistas a oportunidade de conhecer a história da mais tradicional unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro e sua participação nos momentos históricos da nação.

A tropa, hoje sediada em Brasília, é responsável pelo Cerimonial Militar da Presidência da República, incluindo a recepção de autoridades estrangeiras e Operações de Garantia da Lei e da Ordem.

Sobre a exposição
O visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos elementos que compõem os uniformes, usados pelos quase 2.400 cavalos do regimento, e seus significados. Um exemplo são as cores dos penachos usados nos capacetes: o branco é de uso exclusivo do Comandante; o amarelo dos Oficiais; o vermelho das Praças; o verde é o da banda de música (Fanfarra).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre os objetos expostos, o visitante poderá contemplar uniforme histórico, uniforme para uso em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, capacetes, escudos, selas, charrete, banners com informações gerais, TV com exposição de vídeos, entre outros. Haverá também apresentação da Fanfarra dos Dragões, que é uma das mais antigas bandas militares do país, a qual existe há 211 anos.

A exposição também acontecerá na região administrativa do Riacho Fundo II entre os dias 24 a 30 de setembro, na administração regional. Será a primeira vez que a exposição é realizada fora da região militar.

* Com informações da Setur