14/09/2021 às 12:46, atualizado em 14/09/2021 às 16:34

Grafiteiro colore espaços públicos no Recanto das Emas

Xande Joia estampa sua arte em unidades de atendimento ao cidadão em diversas regiões do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Há 15 anos, quando pichava prédios e vias públicas, Alexandre Silva mal sabia que poderia fazer a diferença na vida das pessoas por meio de sua arte. Atualmente, Xande Joia, como é mais conhecido, estampa seus painéis em unidades de atendimento ao cidadão, levando mais cor a estruturas que, antes, tinham apenas o cinza concreto ou o branco gelo.

Por meio de uma parceria com a Administração Regional do Recanto das Emas, Joia está colorindo a cidade | Foto: Ádamo Dan/Sedes

“Antes eu depredava o bem público, hoje eu colaboro com sua preservação e, mais que isso, deixo essas estruturas mais alegres por meio das cores”, conta o grafiteiro de Ceilândia.

[Olho texto=”“Esse exemplo dado pelo Xande mostra que as políticas públicas são diariamente construídas por nós. Tem de ser de maneira participativa, coletiva e colaborativa”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio de uma parceria com a Administração Regional do Recanto das Emas, Joia está colorindo a cidade. O artista já estampou desenhos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Unidade Básica de Saúde (UBS), em várias escolas e nos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), um deles recém-inaugurado no espaço do antigo CEU das Artes. Tudo de maneira voluntária, pedindo, no máximo, o material a ser utilizado nas obras.

As imagens do artista-plástico fazem parte da coletânea de desenhos para o Projeto Criança Feliz Brasiliense e a parceria com a administração é fundamental para concretização do sonho em transformar, por meio da pintura, a realidade das crianças da cidade. “Somente unindo forças com a sociedade seremos capazes de oferecer oportunidades iguais a todos”, garante o administrador Carlos Dalvan, que vê na parceria com Xande Joia um dos pilares para o sucesso do programa na cidade.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, o apoio de cada um para o desenvolvimento das ações estatais é de suma importância. “Esse exemplo dado pelo Xande mostra que as políticas públicas são diariamente construídas por nós. Tem de ser de maneira participativa, coletiva e colaborativa”, acredita.

[Olho texto=”“Antes eu depredava o bem público, hoje eu colaboro com sua preservação e, mais que isso, deixo essas estruturas mais alegres por meio das cores”” assinatura=”Xande Joia, grafiteiro” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para quem quer aprender a arte de trabalhar com pinturas artísticas, Xande Joia convida para conhecer o Centro Cultural Espaço Criativo, atrás da Administração Regional de Ceilândia. “É lá onde ministramos vários cursos e oficinas de grafite e outras expressões artísticas. A maioria de maneira gratuita”, enfatiza o artista.

Serviço

Centro Cultural Espaço Criativo
(61) 98425-8226
@xandejoia, no Instagram

*Com informações da Sedes