16/09/2021 às 16:45

Assistência para religiões de matrizes africanas

Governador Ibaneis Rocha recebeu demandas de reformas e regularização de terreiros, além de registro desses espaços como patrimônio

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta quinta-feira (16), representantes de religiões de matrizes africanas para debater a reforma da Praça dos Orixás – próxima à Ponte Costa e Silva – ; a atualização e regularização dos terreiros; além do registro desses locais como patrimônio cultural.

[Olho texto=”“Precisamos manter um ambiente de boa convivência entre todas as religiões no Distrito Federal. Sempre estaremos de portas abertas para receber todos os representantes”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O encontro ocorreu no Palácio do Buriti com a participação dos secretários de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, e de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“Precisamos manter um ambiente de boa convivência entre todas as religiões no Distrito Federal. Sempre estaremos de portas abertas para receber todos os representantes”, destacou o chefe do Executivo. “O governo reconhece o trabalho social e cultural dessas entidades, o que é de extrema importância para a população capital”, completou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, explicou que houve perda total de uma das esculturas das divindades africanas da Praça dos Orixás – que amanheceu incendiada em 26 de agosto deste ano. “Estamos fazendo um levantamento das outras que estão danificadas para sabermos o que precisa ser reformado e debater com o autor da obra”, comentou.

A reforma da Praça dos Orixás, a regularização dos terreiros e o registro deles como patrimônio cultural foram os pontos tratados na reunião entre Ibaneis Rocha e os representantes religiosos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“O governador se comprometeu a dar agilidade ao processo que está na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e, pessoalmente, vai se encarregar de iniciar a licitação junto à Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital)”, informou Bartolomeu Rodrigues.

[Olho texto=”“O mapeamento dos terreiros é importante para fomentarmos políticas públicas. Também já temos um grupo de trabalho formado para a questão da regularização fundiária com várias secretarias de governo”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Já estamos realizando o processo de registro de patrimônio dos terreiros para fazer o tombamento desses espaços. É um pouco lento porque há ritos que podem durar anos, mas estamos empenhados em dar o registro do pré-tombamento que já garante a preservação do local”, adiantou.

Com relação ao mapeamento desses espaços, a Secretaria de Justiça e Cidadania também está envolvida no processo. “É importante para fomentarmos políticas públicas. Também já temos um grupo de trabalho formado para a questão da regularização fundiária com várias secretarias de governo. Hoje foi um encontro de alinhamento e respeito que a religião de matriz africana, assim como todas as outras, merece e tem direito”, ressaltou a titular da pasta, Marcela Passamani.

Depredação

O governador Ibaneis Rocha visitou a Praça dos Orixás dois dias depois da depredação. Na ocasião, ele repudiou a ação. O caso está sendo investigado como intolerância religiosa pela Polícia Civil do DF (PCDF). A Praça dos Orixás tem 16 estátuas que representam as divindades africanas. Elas foram feitas pelo artista baiano Tatti Moreno e são similares às que flutuam no Dique do Tororó, em Salvador.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No ano-novo de 2015, a estátua de Oxalá também foi queimada e, atualmente, uma roupa feita de TNT esconde os estragos na escultura. “O governador abriu os braços e nos recebeu com muito carinho. Ele conhece nosso segmento e vai dar um encaminhamento com muito cuidado e atenção. O nosso povo cobra essa devolutiva, já são 500 anos de luta”, afirmou um dos representantes de religiões de matrizes africanas que participou da reunião desta quinta (16), Baba Joel.