16/09/2021 às 20:42, atualizado em 16/09/2021 às 20:45

Começa processo para aprimorar assistência social

Encontro regional ouve propostas de usuários e trabalhadores de entidades e unidades socioassistenciais para fortalecimento da política pública

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Começou nesta quinta-feira (16) o processo democrático para aprimoramento da política de assistência social do Distrito Federal, com a realização da primeira de sete conferências regionais preparatórias para a XIV Conferência Distrital de Assistência Social, marcada para o dia 21 de outubro.

[Olho texto=”“Precisamos pensar, dialogar e construir propostas para que tenhamos um Suas mais eficiente para quem dele necessita, mais atuante no Distrito Federal”” assinatura=”Kariny Alves, presidente do CAS-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesses encontros serão apresentadas e debatidas propostas para a política e eleitos delegados(as) que vão representar os participantes no debate distrital e nacional, previsto para dezembro. Nesta primeira conferência, 230 pessoas, entre usuários, servidores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dessas regiões, se inscreveram para contribuir para o fortalecimento da política pública.

A primeira Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul teve como foco ouvir as propostas de usuários e trabalhadores de entidades e unidades socioassistenciais das regiões administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.

“As conferências são um momento de avaliarmos o que está sendo feito na política de assistência social e pensarmos, conjuntamente, em um processo de aprimoramento dos nossos serviços, programas, ações e benefícios. Precisamos pensar, dialogar e construir propostas para que tenhamos um Suas mais eficiente para quem dele necessita, mais atuante no Distrito Federal”, ressaltou a presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), Kariny Alves, durante a abertura do evento.

Nas conferências, os participantes pensam, conjuntamente, em um processo de aprimoramento dos serviços, programas, ações e benefícios prestados à população do DF | Fotos: Renato Raphael/Sedes

Segundo a gestora, também subsecretária de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), um dos pontos de destaque das conferências será o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais da assistência social para manter o suporte às famílias em risco social e ampliar a capacidade de atendimento, tendo em vista que houve um aumento expressivo do número de pessoas que perderam a renda e passaram a depender do Estado por causa da pandemia da covid-19.

[Olho texto=”“É o momento de discutirmos questões e propostas relativas ao nosso território, que, por exemplo, tem um desafio em relação ao grande número de pessoas em situação de rua e combate ao trabalho infantil”” assinatura=”Juliana Castro, gerente do Creas Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O CAS-DF reconhece o trabalho feito neste período de pandemia pelos profissionais do Suas, tanto da Sedes quanto da rede parceira, as Organizações da Sociedade Civil. Foi um trabalho essencial. Nós estávamos vivenciando incertezas, houve um agravamento da situação de vulnerabilidade de muitas famílias, de muitas perdas e os trabalhadores responderam a isso, se colocaram não linha de frente”, reforça Kariny Alves.

Na abertura do processo conferencial, ao fazer um balanço das ações da Sedes durante a pandemia, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou a contratação de mais de 500 novos servidores para área social neste último ano, incluindo os nomeados que foram também para a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretária da Mulher, além da criação do Programa Cartão Prato Cheio, que garante alimentação de quase 40 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Ana Marra destacou ainda que a atual gestão conseguiu tirar do papel e  implementou deliberações de conferências anteriores. “É com muita alegria que digo que o DF implementou a primeira República LGBTQI+ do país, uma reivindicação antiga e já apresentada em outros processos conferenciais. Também conseguimos abrir o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em São Sebastião. Tudo isso só mostra o comprometimento desse governo com a área social”, afirma.

Realizada de modo virtual, a conferência não pôde ser concluída devido a problemas técnicos

Região Central e Centro-Sul

A Região Central e Centro-Sul abrange o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Brasília e o Creas Brasília; o Creas da Diversidade, voltado especificamente para atender situações de discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade; o Centro POP Brasília, que atende população em situação de rua; a UPS 24 horas; o Cras, Creas e Centro de Convivência Estrutural; Cras Varjão; Cras e Creas Núcleo Bandeirante e o Centro de Convivência Divineia; Cras Candangolândia; Cras Guará e a República para Jovens.

“É o momento de discutirmos questões e propostas relativas ao nosso território, que, por exemplo, tem um desafio em relação ao grande número de pessoas em situação de rua e combate ao trabalho infantil”, explica a gerente do Creas Brasília, Juliana Castro, que foi a representante do território na conferência desta quinta.

A servidora, no entanto, pontua que as conferências também são um momento de reflexão. “Quando nós paramos para avaliar o que está sendo feito e o que precisa ser feito, nos damos conta do que nós já fazemos. Muitas vezes, na angústia do dia a dia, não prestamos atenção nisso. Quando paramos para analisar, como agora, podemos ver que o trabalhador do Suas dá o máximo de si ali, temos que olhar isso também e não só olhar o que falta”, avalia Juliana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Problema na rede

Devido a problemas técnicos e em respeito aos participantes, a Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul teve de ser interrompida, após sucessivas quedas na conexão de internet. Os debates, a eleição dos delegados (as) e a plenária final dessa regional serão realizados nos próximos dias, em data a ser divulgada pelo Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), responsável pela organização dos eventos.

Como a conferência é on-line para manter o distanciamento social não foi possível concluir o debate. “Nós, da comissão organizadora e a Mesa Diretora do CAS-DF, chegamos ao entendimento de que é melhor suspendermos a realização da Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul considerando a instabilidade do sistema, na plataforma de transmissão.

“Consideramos que esse é um trabalho extremamente importante. Por isso, retornaremos em outro momento, em outra data para que realmente vocês possam contribuir, consigam apresentar propostas e fazer uma discussão de qualidade. Agradeço a compreensão de todos”, informou Kariny Alves, presidente do CAS-DF.

A próxima Conferência Regional de Assistência Social Região Leste, que abrange São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá, está mantida para a próxima terça-feira (21), a partir das 8h.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF