16/09/2021 às 15:21, atualizado em 16/09/2021 às 15:27

Com apoio do governo, empresários apostam na retomada do turismo

Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF tem nova diretoria; vice-governador Paco Britto participou da solenidade de posse

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

[Olho texto=”“O que o nosso maestro, o governador Ibaneis Rocha, iniciou lá atrás está dando frutos agora. E dará muito mais com a retomada pós-pandemia. Nossa cidade está repleta de roteiros que mostram uma Brasília que nem todos conhecem e pronta para atrair turistas e fazer a economia girar”” assinatura=”Paco Britto, vice-governador” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Criada para colaborar com o governo no debate e encaminhamento de propostas para o turismo, a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF deu posse na noite desta quarta-feira (15) à nova diretoria, com grande expectativa pelo crescimento do setor. Foram empossados o novo presidente, Otávio Neves – que também preside o Sindeventos – e, como vice-presidentes, Cláudia Maldonado Lopes e Valéria Farias.

O setor acredita que o turismo ocupará papel importante no desenvolvimento célere do Brasil nos próximos anos| Foto: Mateus Lincoln/Vice-Governadoria

“O que o nosso maestro, o governador Ibaneis Rocha, iniciou lá atrás está dando frutos agora. E dará muito mais com a retomada pós-pandemia. Nossa cidade está repleta de roteiros que mostram uma Brasília que nem todos conhecem e pronta para atrair turistas e fazer a economia girar”, garantiu o vice-governador Paco Britto, que acompanhou a solenidade.

A esperança é grande entre os representantes das entidades envolvidas no setor. “Com certeza, o turismo foi o setor que mais sofreu com a pandemia, e a câmara tem um papel importante para colaborar com o setor produtivo e contribuir com a volta das empresas ao trabalho e a geração de empregos”, afirmou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire.

[Olho texto=”Pesquisa recente do Ministério do Turismo mostrou que Brasília está em quarto lugar entre os destinos mais procurados pelos brasileiros” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o diretor da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, o turismo vai ocupar papel importante no desenvolvimento célere do Brasil nos próximos anos. “Para isso, as discussões dentro das câmaras serão de fundamental importância para podermos alavancar e perceber importância do turismo neste processo”, apontou.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, elencou o que o GDF já conseguiu até agora: “Nosso governo tem sido uma máquina de trabalho, e não há uma cidade como a nossa. Temos mais de 100 iniciativas concluídas e em operação, rotas turísticas, regiões administrativas reconhecidas. Brasília é o polo de desenvolvimento da economia criativa em todo o Brasil”. Segundo a pasta, mais de R$ 32 milhões em fomentos e projetos executados já foram investidos no setor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília – que, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, está em quarto lugar entre os destinos mais procurados pelos brasileiros – está pronta para receber crianças e jovens para a rota do turismo cívico, um dos carros-chefes da pasta. “Isso fará com que a ocupação dos hotéis aumente, vai gerar movimento nos restaurantes e fará a economia girar”, adiantou Paco Britto.