17/09/2021 às 21:12, atualizado em 18/09/2021 às 09:43

Escolas de ensino médio terão apoio financeiro

Programa lançado pelo MEC tem por objetivo o fomento à implementação da parte flexível do currículo

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira (17), em Brasília, o Programa Itinerários Formativos, que vai promover apoio técnico e financeiro, entre outras ações, para a implementação da parte flexível dos currículos do Novo Ensino Médio (NEM).

[Olho texto=”“É com muita alegria que o DF recebe o Novo Ensino Médio, os itinerários e todo o arcabouço que vem para mudar a face dessa etapa de ensino”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na solenidade, que teve a presença do ministro Milton Ribeiro.

Em sua participação no lançamento, Hélvia Paranaguá disse que a mudança no Ensino Médio representa um momento importante para o país, especialmente pela perspectiva de que os jovens saiam mais preparados para a vida profissional.

“Portanto, é com muita alegria que o DF recebe o Novo Ensino Médio, os itinerários e todo o arcabouço que vem para mudar a face dessa etapa de ensino”, afirmou. “Nós vamos ter um salto de qualidade na vida dos nossos estudantes, que vamos mensurar com o tempo”, completou.

O programa não contempla as 12 escolas-piloto do Novo Ensino Médio e as 23 unidades que atendem esta etapa em tempo integral | Foto: Mary Leal/SEEDF

O ministro da Educação ressaltou a importância do apoio financeiro às escolas. “O lançamento desse programa não vem apenas com uma teoria. Em termos práticos, nós temos uma demanda financeira que vai auxiliar as escolas que foram selecionadas. De forma concreta, foram repassados, a mais de quatro mil escolas, cerca de R$ 360 milhões para a implementação das propostas de flexibilização curricular”, disse Milton Ribeiro.

Também compuseram a mesa os secretários do MEC de Educação Básica, Mauro Rabelo; de Educação Superior, Wagner Vilas Boas; e de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Sant’Ana.

[Numeralha titulo_grande=”92″ texto=”escolas no DF atendem 87,7 mil estudantes de Ensino Médio ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Apoio

O Programa Itinerários Formativos possui quatro eixos temáticos:

• Apoio Técnico e Financeiro às Escolas: que prevê adesão e seleção de escolas pelas secretarias e repasse de recursos via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para elaboração e execução de Propostas de Implantação de Itinerários Formativos;

• Apoio à Implementação das Escolas-Modelo: que visa promover modelos de oferta do NEM e tem como foco a articulação entre os atores participantes do programa;

• Integração das Redes: que tem por finalidade o fortalecimento das estratégias de aprendizagem, visando ampliar as possibilidades de oferta de diferentes itinerários e unidades curriculares;

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

• Monitoramento e Avaliação: que realizará estudos junto às redes de ensino para avaliar a implementação do NEM, bem como identificar e disseminar boas práticas.

O acesso ao programa se dará por meio da adesão das secretarias de educação, que se cadastrarão no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC (Simec), e da confirmação de participação das unidades escolares por meio do PDDE Interativo.

No DF, 92 unidades de ensino atendem 87,7 mil estudantes de Ensino Médio. Por terem sido contempladas em outras ações voltadas para a implementação do novo modelo, não serão contempladas pelo programa as 12 escolas-piloto do Novo Ensino Médio e as 23 unidades que atendem esta etapa em tempo integral.

*Com informações da Secretaria de Educação