17/09/2021 às 12:47, atualizado em 17/09/2021 às 12:51

GDF vai duplicar mais um trecho da rodovia DF-001

40 mil motoristas serão beneficiados, além dos ciclistas que pedalam pelas áreas do Jardim Botânico, Paranoá, Lago Sul, Mangueiral e São Sebastião

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) publicou hoje (17), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o aviso de licitação da concorrência nº008/2020, que escolherá a empresa que realizará a duplicação e implantação de ciclovia da Estrada Parque Contorno (DF- 001), no trecho compreendido entre a DF-027 e a DF-025.

A melhoria será realizada em um trecho aproximado de 5,5 km e vai beneficiar cerca de 40 mil motoristas, além dos ciclistas que trafegam pelas áreas do Jardim Botânico, Paranoá, Lago Sul, Mangueiral e São Sebastião. O valor investido é de aproximadamente R$ 14 milhões.

As propostas das empresas participantes da licitação serão conhecidas no dia 25 de outubro, às 10h, na sede do Departamento.

A etapa seguinte marcará a abertura das propostas de preço, que serão analisadas pela Comissão Julgadora Permanente (CJP) que, posteriormente, divulgará as empresas habilitadas a participarem da concorrência. Na sequência haverá o anúncio da empresa vencedora do certame, seguida da assinatura do contrato e da ordem de serviço para início imediato dos trabalhos.

Todo este trâmite leva aproximadamente 60 dias a partir da entrega dos envelopes. Iniciados os serviços, a previsão de execução dos trabalhos é de 180 dias.

Etapas da obra

A melhoria viária passará pelas etapas de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, obras complementares e paisagismo.

Para o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior, a duplicação vai facilitar a vida para quem acessa os condomínios às margens da DF-001.

“É uma obra muito esperada por todos que trafegam por este trecho. Após a execução dos serviços vamos observar a melhora sensível no fluxo de trânsito, principalmente nos horários de pico”, concluiu Nacfur.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Moradora do Jardim Botânico, a designer de interiores, Érica Salviano, de 42 anos, comemorou a realização da futura obra que, segundo ela, vai tornar o tráfego menos intenso e mais seguro tanto para motoristas quanto para ciclistas.

“Saber que o trânsito vai melhorar é muito importante. Obras como essa é um grande passo para tornar a vida tanto de quem dirige quanto de quem pedala mais segura e confortável”, disse.

* Com informações do DER-DF