18/09/2021 às 11:00, atualizado em 18/09/2021 às 11:11

Feira Rural no Parque vai servir prato típico quilombola

Preparo é uma homenagem da Emater-DF aos kalungas no Mês do Cerrado; evento também terá oficinas com mulheres da comunidade de Vão de Almas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Quem for à Feira Rural no Parque neste domingo (19), no estacionamento 13 do Parque da Cidade, poderá aprender um pouco mais sobre a cultura e a culinária quilombola, uma homenagem da Emater-DF, no Mês do Cerrado, aos kalungas da comunidade Vão de Almas, de Cavalcante (GO), o maior território quilombola do Brasil.

[Olho texto=”“Já tem 16 anos que trabalho com cozinha, nunca tinha feito e nem tinha comido algo assim. É muito diferente e muito gostoso”” assinatura=”Neide Moura Santos, produtora rural e cozinheira” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além das oficinas que serão ministradas pelas kalungas Fiota e Dirani Maia, será possível comer pratos típicos feitos especialmente para a feira. Quem vai cozinhar é a produtora rural do Paranoá, Neide Moura Santos, 54 anos, que já participa da atividade aos domingos fazendo o almoço, que é vendido no local.

Em conjunto com a equipe de nutrição da Emater-DF, Neide elaborou um cardápio especial. Os pratos serão: arroz sirigado (carne de sol com abóbora); farofa de cajuzinho do cerrado com paçoca de gergelim; paçoca de carne com paçoca de gergelim, e vinagrete.

“Já tem 16 anos que trabalho com cozinha, nunca tinha feito e nem tinha comido algo assim. É muito diferente e muito gostoso”, garante Neide.

O arroz sirigado poderá ser provado com farofa de cajuzinho ou a paçoca de carne. O vinagrete acompanha as duas opções | Foto: Emater-DF

Para ser o mais fiel possível à culinária dos kalungas, a nutricionista da Emater-DF Danielle Amaral, precisou ir atrás dos ingredientes, que não são encontrados no mercado comum em Brasília

“Queríamos usar os mesmos temperos que as mulheres dos quilombos utilizam: as pimentas de macaco e de jaborandi, óleo de coco indaiá e cajuzinho do cerrado. A paçoca de gergelim é a paçoca da Fiota e da Dirani. E ficou muito gostoso. Vale a pena experimentar”, recomenda Danielle.

Neide vai fazer os pratos na hora. Portanto, quem for à feira poderá fazer as compras e já aproveitar para almoçar no local. O valor da refeição é R$ 15 e inclui o prato principal, que é o arroz sirigado, mais a farofa de cajuzinho ou a paçoca de carne. O vinagrete acompanha as duas opções.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Feira Rural no Parque ocorre a cada 15 dias, no horário de 8h às 14h. Cerca de 30 produtores participam vendendo frutas e verduras, artesanatos, bolos, biscoitos, geleias, mel, cogumelos, doces, pimentas, plantas ornamentais e uma variedade de outros produtos produzidos e processados por produtores do Distrito Federal.

 

Serviço
Feira Rural no Parque
Data: 19/09 (domingo)
Horário: 8h às 14h
Local: Estacionamento 13 do Parque da Cidade