20/09/2021 às 18:14, atualizado em 21/09/2021 às 07:53

Novacap completa 65 anos com semana de comemorações

Em culto ecumênico, autoridades lembram importância da empresa na história de Brasília e ressaltam papel do servidor

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

As comemorações pelos 65 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) tiveram início na manhã desta segunda-feira (20) com um culto ecumênico e a reinauguração da galeria de ex-presidente da empresa. O primeiro dia de uma semana que será inteiramente dedicada à data foi bem prestigiado em uma tenda montada na área externa da administração do órgão e reuniu administradores, secretários, ministros, ex-presidentes da instituição e dezenas de outras autoridades, além de servidores da empresa.

O aniversário da companhia foi prestigiado por administradores, secretários, ministros, ex-presidentes da instituição e dezenas de outras autoridades, além de servidores da empresa | Foto: Renato Raphael/Sedes

[Olho texto=”“Hoje, para cada canto que se olhe nesta cidade, a gente enxerga a Novacap. Tenho orgulho de fazer parte de uma gestão e de ser vice de um governador que, assim como JK, reconhece a importância dessa empresa para o seu plano de resgatar a ‘Brasília-Sonho’ de cada um de nós”” assinatura=”Paco Britto, vice-governador” esquerda_direita_centro=”direita”]

Responsáveis por conduzir a cerimônia ecumênica, o padre Edilson e o pastor Sirgisberto Costa, ressaltaram, em seus discursos, a importância da missão da Novacap não apenas para a construção, mas para a manutenção do Distrito Federal. “O homem que pensa apenas na vida presente é irresponsável. Que Deus abençoe a raiz, a mãe, a Novacap”, disse o líder evangélico. “Chama a atenção que esta empresa continue planando para florir. E isso é um gesto nobre para a humanidade, completou padre Edilson.

A importância da instituição – criada por Juscelino Kubitschek antes mesmo do início da construção da própria Brasília – foi lembrada pelo presidente da empresa, Fernando Leite. “A Novacap continua fazendo Brasília. Continua plantando, zelando e florindo o Distrito Federal. Esta é a mística da Novacap”, disse.

Leite fez questão, ainda, de destacar a importância do trabalho da empresa durante o período de pandemia, lembrando que os servidores não pararam seus trabalhos em nenhum momento. “Nós contamos com pessoas que trabalham sem medir esforços, se dedicando a fazer Brasília e a zelar pelo DF. Em 20 dias, três hospitais de campanha foram erguidos em Brasília para salvar vidas. Essas pessoas são a alma da Novacap”, concluiu o presidente da empresa.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) foi criada em 19 de setembro de 1956 para gerenciar e coordenar o processo de construção da nova capital do país | Foto: Divulgação/Novacap

Mais que uma construtora

Embora tenha sido criada em 19 de setembro de 1956 para a construção da nova capital no planalto central, a Novacap, que tinha a finalidade única de gerenciar e coordenar esse processo, acabou não sendo destituída pelo então presidente JK e continuou existindo como uma empresa pública.

[Olho texto=”“A Novacap não é só feita de engenharia. Tudo que foi feito até aqui tem as mãos de pessoas, dos pioneiros, da equipe que se desdobra ao longo desses 65 anos”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Das grandes obras de Brasília, como os palácios, a Catedral e os ministérios, a empresa, vinculada à Secretaria de Obras, é um braço importante para o Governo do Distrito Federal (GDF), não apenas no que se refere à manutenção da cidade, mas também para a realização de obras importantes.

“Hoje, para cada canto que se olhe nesta cidade a gente enxerga a Novacap. Tenho orgulho de fazer parte de uma gestão e de ser vice de um governador que, assim como JK, reconhece a importância dessa empresa para o seu plano de resgatar a ‘Brasília-Sonho’ de cada um de nós”, afirmou o vice-governador Paco Britto.

A Secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, reforçou a importância da empresa na história da cidade. “Muito mais que deixar uma herança, é deixar um legado”, disse, ao traçar um paralelo entre as obras e os serviços de manutenção e conservação da cidade, realizadas pela Novacap. “Essa é a prova de que a gente pode florir em meio à terra seca, em meio às tempestades, como os ipês plantados pelos trabalhadores dessa empresa”, completou.

Mayara aproveitou o momento para chamar a atenção para a importância do trabalho social por parte do governo com a ajuda de todos os órgãos da administração – como, de acordo com ela, recebeu da Novacap. “Numa época em que as pessoas estão passando por tantas dificuldades e que gritam para o governador por espaços, não fosse pela Novacap, se tornaria impossível neste momento”, disse, dando a construção e inauguração dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), realizados pela empresa.

Servidores em foco

Na semana de comemorações, o servidor da Novacap não foi esquecido. Está previsto para esta terça-feira (21), um dia dedicado a ele com atividades de saúde, beleza, lazer e sorteio de brindes. Ressaltado por todos como “a alma da Novacap”, os funcionários da empresa – muitos presentes na solenidade desta segunda-feira foram os verdadeiros parabenizados do evento.

“A Novacap não é só feita de engenharia. Tudo que foi feito até aqui tem as mãos de pessoas, dos pioneiros, da equipe que se desdobra ao longo desses 65 anos”, disse Fernando Leite. “Hoje também é dia de comemorar a vida de cada servidor que trabalha aqui, cada servidor que chega, o que se aposenta, até os que já se foram. Todos deixaram a sua semente em Brasília”, completou Mayara.

Presente ao evento, a ministra chefe da secretaria de governo da presidência da República, deputada federal Flavia Arruda, também fez questão de ressaltar o servidor em seu discurso. “Todos os homens e mulheres que ajudaram a construir Brasília passaram por aqui. A Novacap é a verdadeira pioneira dessa cidade. Aqui estão os verdadeiros pioneiros”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com o vice-governador, “falar do servidor da Novacap” é “falar e ser entendido facilmente em resgatar a Brasília dos sonhos”. “Cada um que colocou seu suor, seu esforço, sua história aqui sabe bem a missão da Novacap. Por isso, sei que assistir ao descaso de gestões passadas com a nossa cidade foi muito doloroso, assim como é gratificante ver que um novo tempo chegou ao Distrito Federal”, disse Paco. “Tenho certeza que esses 65 anos de história e dedicação a Brasília hoje fazem muito mais sentido, com uma gestão que fala a mesma língua dos servidores da Novacap: conservar e trabalhar pela capital”, concluiu.