22/09/2021 às 10:20, atualizado em 22/09/2021 às 18:28

Investimento em obras e ações para a mobilidade ativa

Opções de deslocamento aumentam e ajudam a construir uma cidade mais sustentável; DF já tem quase 600 km de malha cicloviária

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Estratégica para melhoria do trânsito, do meio ambiente e da saúde das pessoas, a mobilidade ativa tem crescido no mundo e reflete mudanças no planejamento das cidades e na forma das pessoas se deslocarem. No Distrito Federal (DF), o governo tem investido em obras e ações que incentivam o deslocamento a pé e de bicicleta. São ações que destacam a capital federal na data em que se comemora o Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro.

Governo aposta no incentivo às alternativas na forma de deslocamento das pessoas: é mais qualidade de vida | Foto: Divulgação/Semob

A capital federal possui a segunda maior malha cicloviária do país, com 586,50 km disponíveis em 28 regiões administrativas. A previsão é expandir ainda mais, e para isso há planejamento de curto, médio e longo prazo no Plano de Mobilidade Ativa do DF – instrumento que visa orientar e coordenar as ações do governo voltadas à mobilidade a pé e à ciclomobilidade.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, o GDF pretende licitar, ainda este ano, mais 130 km de novas rotas. “A secretaria elaborou uma série de projetos em ciclovias em todas as regiões administrativas”, informa. “Temos dado ênfase à mobilidade ativa, o que ajuda a melhorar o trânsito, beneficia o meio ambiente e traz comodidade para quem utiliza esse meio de transporte para os deslocamentos”.

Além da ampliação de infraestrutura cicloviária, outras ações de incentivo ao uso de bicicletas estão em andamento, como a implantação do sistema de bikes compartilhadas, a melhoria nas conexões entre as ciclovias, a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus e estações de metrô e de paraciclos em estações de metrô, do BRT e em diversos pontos do DF.

Novas ciclovias

[Numeralha titulo_grande=”60 km ” texto=”de ciclovias foram implantados em 2019, ano de início da gestão atual do GDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Pistas para bicicletas estão sendo construídas em Arniqueira e no Itapoã. A primeira será integrada ao Parque Ecológico do Areal, com uma extensão de 2,4 km. A outra, próxima à Rota do Cavalo, terá 1,5 km. Também se encontram em execução os projetos de 9,3 km de ciclovias no trecho entre o Gama e a DF-003 (Epia), de 6,1 km entre o Eixo Monumental e a DF-085 (EPTG), de 14,8 km ao longo da DF-140, de 4 km na DF-001 (EPCT) e de 3 km na rodovia vicinal VC-361 (Gama).

O Setor de Indústrias de Ceilândia, por sua vez, receberá em breve pistas para ciclistas. Recentemente, foram ainda inaugurados 4,8 km de pavimentação no Núcleo Rural Lamarão, no Paranoá, região que também recebeu a mesma extensão em ciclovias.

Outras pistas para ciclistas foram finalizadas este ano, como a do Complexo Viário Governador Roriz, na Saída Norte, com 14 km de extensão. Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Lago Norte, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires também ganharam trechos de ciclovias em 2020. Já em 2019, primeiro ano da gestão Ibaneis Rocha, 11 regiões administrativas foram beneficiadas com 60 km de ciclovias.

Mobilidade em foco

[Olho texto=”“A cidade fica mais acessível, democrática e humana” ” assinatura=”Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A mobilidade urbana é a grande contemplada pelas parcerias público-privadas (PPPs) que estão em andamento no Distrito Federal. Ao todo, são nove projetos dos mais variados tipos e complexidades. De estacionamento rotativo até a expansão do metrô, passando pelo VLT e pela implantação do BRT em outras regiões, os trabalhos concentrados na Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) estão a todo vapor.

Já a mobilidade ativa é o foco das obras de requalificação feitas no Setor Hospitalar Sul e no Setor de Rádio e TV Sul, onde foi implantado o projeto Zona 30. Nesses locais, as vias têm velocidade máxima de 30 km/h, com o objetivo de priorizar quem anda a pé, de patins, de skate ou de bicicleta, em detrimento dos veículos motorizados. A iniciativa se estenderá a outras regiões, como Águas Claras, Guará e Taguatinga.

O Distrito Federal possui vários outros projetos de incentivo à mobilidade a pé em execução por diversos órgãos do governo e contemplados no Plano de Mobilidade Ativa. É o caso da implantação de rotas acessíveis que estão sendo construídas junto aos hospitais e centros de ensino, bem como a reforma e recuperação das calçadas da W3 Sul.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário Valter Casimiro destaca que o investimento em mobilidade ativa leva a uma cidade mais humana, uma mobilidade mais sustentável, com menos carros nas ruas e menos necessidade de investimentos em infraestruturas como faixas de rolamento e grandes bolsões de estacionamento em áreas centrais da cidade. “Além disso, há menos poluição, menos congestionamentos, menos acidentes e menos mortes; enfim, a cidade fica mais acessível, democrática e humana”, conclui.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade