23/09/2021 às 11:19, atualizado em 23/09/2021 às 13:47

167 mil canetas aplicadoras de insulina humana já foram distribuídas

Oferta ocorre desde 2019 e é voltada a pacientes de diabetes tipo 1 de todas as idades e tipo 2 com até 19 anos ou mais de 40 anos

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Desde 2019, pacientes com diabetes contam com um importante aliado em seu tratamento: as canetas aplicadoras de insulina humana dos tipos NPH e regular disponibilizadas quando o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde iniciaram a dispensação dos instrumentos para os pacientes com diabetes tipo 1.

Em 2020, as pessoas com diabetes tipo 2 foram incluídas como usuários. Este ano, o DF ampliou a faixa etária que tem direito a retirada das canetas de insulina, tendo em vista o benefício da utilização desse instrumento no controle da doença e maior disponibilidade de estoque pelo Ministério da Saúde.

Tratamento com múltiplas doses de insulina torna-se mais prático com a disponibilização das canetas aplicadoras | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

Desde o início da disponibilização das canetas de insulina humana NPH e regular, a Secretaria de Saúde já entregou aos usuários aproximadamente 167 mil desses itens no Distrito Federal.

“As canetas aplicadoras de insulina humana estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde [UBSs]. O critério para receber é ser paciente com diabetes tipo 1 [todas as idades] e pacientes com diabetes tipo 2 com até 19 anos de idade e 40 anos de idade ou mais”, explica a gerente do Componente Básico da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Patrícia Queiroz.

Segundo ela, o uso das canetas de insulina contribui para maior qualidade de vida do diabético, pois a precisão da dosagem de insulina com as canetas é maior do que quando a de frascos e seringas. Além disso, os pacientes sentem menos dor no local da aplicação, e o risco de ferimentos é menor.

Até pouco tempo, as únicas insulinas distribuídas pelo Ministério da Saúde eram de aplicação via seringa, sendo o próprio paciente o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento. “Agora, eles contam com a distribuição das canetas pré-preenchidas com insulina, com menor chance de aplicar a dosagem errada”, explica Patrícia Queiroz.

Os pacientes em uso de insulina humana NPH ou regular que estão dentro da faixa etária atendida podem procurar a UBS de referência na sua região, levando a prescrição médica para receber orientações e ter acesso às canetas aplicadoras. As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) também podem fazer uma busca ativa nas áreas em que atuam, para encontrar os diabéticos que necessitam do insumo.

Praticidade na aplicação de insulina

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O tratamento com múltiplas doses de insulina torna-se mais prático com a disponibilização das canetas aplicadoras. Para Patrícia Queiroz, os benefícios podem gerar a melhor adesão ao tratamento do diabetes e, com isso, maior controle da glicose no sangue. “Consequentemente, isso reduz as chances de complicações relacionadas ao diabetes, como a hipoglicemia”, pontua.

A gestora lembra que é possível misturar dois tipos de insulina, o que significa que, se o paciente precisar aplicar dois tipos de hormônios, serão necessárias duas aplicações. Além disso, as canetas de insulina devem ser utilizadas apenas por um usuário.

O uso das canetas aplicadoras de insulina humana dos tipos NPH e regular foi possível depois que o Ministério da Saúde ampliou os critérios de disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, apenas pacientes com o tipo 1 da doença com idade até 15 anos e a partir de 60 anos tinham acesso às canetas, o que representava cerca de 15% da demanda do SUS.

*Com informações da Secretaria de Saúde