27/09/2021 às 18:01, atualizado em 28/09/2021 às 14:41

Limpeza de 160 bocas de lobo no Núcleo Bandeirante

Ação preventiva do ‘GDF Presente’ e da administração regional recolhe cerca de uma tonelada de lixo e entulho

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Além das bocas de lobo, foi feita também a roçagem do canteiro central e das calçadas dos sete quilômetros da Avenida Contorno | Foto: Divulgação GDF Presente

Folhas, terra, garrafas plásticas, sacolas e até panela foram retiradas de 160 bocas de lobo do Núcleo Bandeirante, Metropolitana e Divineia. Ao todo foi quase uma tonelada de entulho que desobstruíram as entradas das galerias pluviais das ruas em mais um preparo das cidades pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para a volta do período de chuvas. Cinco tampas dos canais de drenagem que estavam avariadas foram repostas.

A ação foi uma parceria do GDF Presente – programa de manutenções do governo -, do projeto Mãos Dadas e da Administração Regional do Núcleo Bandeirante. O primeiro disponibilizou o maquinário – um caminhão truncado e uma pá mecânica -, enquanto o segundo providenciou a mão de obra e o terceiro, a organização.

Além das bocas de lobo, foi feita também a roçagem do canteiro central e das calçadas dos sete quilômetros da Avenida Contorno, que circula o Núcleo Bandeirante, e de quatro parquinhos infantis – um na Terceira Avenida, dois na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e um no Divineia”, conta o gerente de Obras da administração regional, Wagner Xavier.

“É por meio dessas parcerias que conseguimos dar suporte e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades que atendemos, conta o gerente do Polo Central Adjacente II do GDF Presente, Rodrigo Caverna.

Para o administrador regional do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho, a ação preventiva atende não só quem mora nas ruas limpas, mas quase toda a população da região. Moram por lá cerca de 30 mil pessoas, mas pelo menos 20 mil serão atendidos por essa limpeza. “O entupimento não atrapalha só o morador residencial, mas todos os cidadãos que circulam por aqui”, explica .