28/09/2021 às 11:09, atualizado em 28/09/2021 às 17:23

Exposição leva arte e literatura às 27 estações de metrô

Em cada parada, passageiros vão conhecer uma obra literária contemporânea de um país integrante da União Europeia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A partir desta segunda-feira (27), estações de metrô de Brasília recebem a exposição Europe Readr. O nome faz alusão à plataforma homônima de literatura promovida pela Eslovênia para marcar o início de sua presidência no Conselho da União Europeia, em julho deste ano. A abertura foi realizada no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

[Olho texto=”“Disseminar a cultura internacional nesses locais agrega ainda mais valor à cidade de Brasília como capital do nosso país, que por si só já tem essa característica global”” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do EAI” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Apoiada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI), em parceria com o Metrô-DF, a iniciativa visa estabelecer e facilitar o diálogo interdisciplinar entre jovens autores europeus e seus pensamentos sobre vivências futuras na cidade de Brasília.

Simbolizando os 27 países que compõem a União Europeia, cada uma das 27 estações de metrô da capital receberá um painel — com exceção da estação Galeria, que receberá dois — contendo a capa de um livro de um país participante, uma citação em português, um QR Code de acesso à plataforma digital Europe Readr e uma tela artística.

As telas foram produzidas por alunos de design e arquitetura do UDF, inspiradas pelas obras europeias. No âmbito da literatura, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade, a ideia é estabelecer espaços para o compartilhamento de ideias.

Os painéis foram produzidos com base nos conceitos de literatura, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

 

Escolha estratégica

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, a escolha do metrô para a exposição é estratégica. “As estações metroviárias são importantes pontos de ligação e trânsito de pessoas, frequentadas diariamente por milhares de cidadãos. Por isso, disseminar a cultura internacional nesses locais agrega ainda mais valor à cidade de Brasília como capital do nosso país, que por si só já tem essa característica global”, afirma.

O embaixador da Eslovênia, Gorazd Ren?elj , enfatiza que o projeto engloba diferentes tipos de literatura da Europa, para adultos e crianças. “A ideia é mostrar o que autores europeus pensam sobre o futuro, compartilhando esse conteúdo com leitores globalmente. Procuramos capitais do mundo para participar desse projeto e promover diálogos com o pensamento europeu, como é o caso de Brasília”, comenta o embaixador.

[Numeralha titulo_grande=”27″ texto=”países que compõem a União Europeia estão representados nas 27 estações do Metrô-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A reitora da UDF, professora Beatriz Eckert-Hoff, agradeceu aos envolvidos por permitirem que o trabalho dos alunos do centro universitário embelezem a cidade. “O UDF fica aberto a todas as autoridades internacionais para outros projetos que fortaleçam a internacionalização de Brasília”, diz.

Uma das alunas que produziram as telas artísticas e que é embaixadora do curso de arquitetura do UDF, Giovana Monteiro, relatou:  “Foi muito enriquecedor participar do projeto e conhecer mais sobre a cultura e a literatura europeias. É a primeira vez que tenho exposto algo que fiz, ainda mais em um local de tanta visibilidade como o metrô. Os trabalhos estão incríveis, e estamos ansiosos para vê-los nas estações”.

A divulgação da exposição Europe Readr fica a cargo da embaixada da Eslovênia e parceiros locais, como bibliotecas e livrarias. Os painéis estarão disponíveis para visitação até o final de dezembro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Confira abaixo a lista de estações que já receberam as instalações:

1. Estação Central / Mapa cego, Croácia / Praça dos 3 Poderes
2. Estação Galeria / Uma árvore sem nome, Eslovênia / Parque da Cidade
3. Estação 102 Sul / Aberrant, República Tcheca / Ponte JK
4. Estação 106 Sul / Trocoscópio, Portugal / Minhocão da UnB
5. Estação 108 Sul / Cada árvore é um poeta, Itália / Quadra Modelo 308 Sul
6. Estação 110 Sul / A cidade, Espanha / Igrejinha
7. Estação 112 Sul / Salmos, Polônia / Catedral
8. Estação 114 Sul / Uma jornada noturna, França / Praça do Cruzeiro
9. Estação Asa Sul / Unfollow, Alemanha / Reitoria da UnB
10. Estação Shopping / Minha rua, Bélgica / Beijódromo

* As 17 restantes ainda estão sendo instaladas, operação sujeita a alterações.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF