29/09/2021 às 19:31, atualizado em 29/09/2021 às 19:30

Ação no Guará retira duas toneladas de lixo das ruas

Mais de 80 faixas de publicidade recolhidas, boca de lobos limpas e calçadas reconstruídas fazem parte do trabalho empreendido pelo ‘GDF Presente’

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Graças à soma desses esforços, mantemos nossas vias mais limpas e seguras para os moradores” ” assinatura=”Luciane Quintana, administradora do Guará” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A presença de equipes do GDF Presente por uma semana no Guará fez a diferença. Em parceria com a administração, elas reforçaram os serviços de capina, retirada de entulho e limpeza de bocas de lobo. E, para deixar o trânsito mais seguro e as ruas sem poluição visual, os trabalhos também focaram na retirada de mais de 80 faixas de publicidade irregular da cidade.

A administradora do Guará, Luciane Quintana, enaltece a importância do programa do GDF para ajudar na solução de demandas na cidade, como a retirada de faixas. “As faixas irregulares prejudicam a visão do motorista, causam poluição visual e podem apresentar riscos de acidente”, acentua. “O GDF Presente na cidade reforça esse serviço com o objetivo de reduzir o impacto dessas irregularidades. Graças à soma desses esforços, mantemos nossas vias mais limpas e seguras para os moradores”.

Várias faixas irregulares foram retiradas das ruas: menos riscos para motoristas, ciclistas e pedestres| Fotos: GDF Presente

A retirada de faixas publicitárias irregulares é uma ação recorrente no Guará. Além da preocupação com o trânsito, o governo combate esses anúncios para garantir a segurança de pedestres e ciclistas. “O risco de uma faixa cair e machucar alguém existe porque, muitas vezes, [as faixas] são afixadas sem maiores cuidados”, alerta o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida. “Além disso, são colocadas em espaços que podem dificultar a visão de motoristas ou ciclistas”.

Limpeza geral

O trabalho do Polo Central no Guará incluiu também a retirada de duas toneladas de entulho, galhos e inservíveis, além da capina e roçagem de 3,5 mil m² nas margens do calçadão da avenida do Contorno. Na praça Itajubá, na QE 40 do Guará II, as equipes trabalharam na limpeza e desobstrução de 31 bocas de lobo.

O GDF Presente também atuou na construção de 24 metros da calçada de pedestres no conjunto D da QI 06, no Guará I. A área recebeu a obra porque o piso estava bastante danificado em vários trechos.

Manoel Francisco da Silva, 53 anos, comemora a ação:  “Com as benfeitorias que estão sempre sendo feitas por aqui, a cidade está cada vez mais limpa e organizada”. Morador da QE 38 há mais de três décadas, ele lembra que as vias da cidade já foram muito esburacadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Só cobro o governo quando é preciso”, afirma. Se alguém me diz que tem uma via com buracos, eu filmo tudo e envio para a administração, mas já tem muito tempo que não faço isso. O Guará está muito arrumado, e eu mesmo nem tenho visto tantos buracos por onde passo.”