30/09/2021 às 19:22

Setur-DF premia o Melhor Ipê Feito de Artesanato

Foram recebidos mais de 13 mil votos durante o concurso, que classificou quatro finalistas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A entrega do prêmio Melhor Ipê Feito de Artesanato aconteceu nesta quarta-feira (29), na Loja de Artesanato de Brasília, localizada no Shopping Pátio Brasil. O concurso foi idealizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e resultou de uma exposição de produtos criados pelos artesãos da cidade, cujo tema foi o ipê, símbolo de Brasília.

Concorrendo com outros 25 artesãos, Aparícia Porto foi a vencedora do concurso realizado pelo Instagram, com 5.753 votos: “Sinto-me honrada em estar representando os artesãos de Brasília” | Fotos/Setur-DF

A comunidade selecionou os vencedores por meio de uma votação aberta na página oficial do Instagram do Artesanato de Brasília (@artesanatodebrasilia). Aparícia Porto foi a vencedora com 5.753 votos. Ela concorreu com 25 artesãos, que receberam, no total, mais de 13 mil votos. As artesãs Maria Bordadeira, Cleziania Ribeiro e Danny Souza receberam certificado de participação.

[Olho texto=”Este prêmio vai dar visibilidade ao produto e ao artesão, é uma experiência inovadora que contribui na divulgação do trabalho de forma profissional”” assinatura=”Roze Mendes, mestre-artesã” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Sou muito grata à Secretaria de Turismo e à secretária Vanessa Mendonça pela oportunidade. Sinto-me honrada em estar representando os artesãos de Brasília. É importantíssimo esse apoio e reconhecimento favorecendo a divulgação do nosso trabalho. Meu objetivo é alcançar pessoas que ainda não conhecem minha arte. Tenho certeza que essa oportunidade abrirá portas”, agradece Aparícia.

O trabalho da ganhadora é elaborado com a técnica do bordado livre. A artesã, que é uma apaixonada pelos ipês, envia aos seus clientes, em um gesto de carinho, uma semente da árvore: “Dessa forma, meus clientes vão plantando ipês por todo o Brasil”, finaliza a vencedora.

A cerimônia de entrega da premiação contou com a presença da mestre-artesã Roze Mendes, para quem, o prêmio é excelente oportunidade para profissionalizar a divulgação do trabalho. “Este prêmio vai dar visibilidade ao produto e ao artesão, é uma experiência inovadora que contribui na divulgação do trabalho de forma profissional”, ressalta a artesã.

Uma das três artesãs que receberam certificado, Danny Souza usou o concurso para registrar seu retorno a Brasília

Danny Souza também participou do concurso e recebeu o certificado. Emocionada, contou que durante a pandemia se mudou de Brasília, mas voltou há pouco tempo. “Logo nos primeiros dias me deparei com esse concurso, resolvi participar e, para registrar meu retorno, coloquei no meu trabalho meu carinho pela cidade. Acrescentei a Catedral, que amo, além do ipê. Agradeço à Setur-DF por promover esse concurso que valoriza muito nosso trabalho”, disse.

O prêmio

Para participar da competição, os artesãos enviaram uma foto dos seus produtos com nome completo e telefone para o e-mail destinado ao concurso. A votação foi realizada por meio do perfil do Artesanato de Brasília, no Instagram, entre os dias 23 e 25 de agosto. O resultado saiu no dia 30 de agosto.

A coordenadora de promoção de artesanato, Ana Paula Rabelo, esteve presente na cerimônia de premiação e na ocasião representou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Ana Paula destacou a importância de ações promovidas pela Setur-DF, como o apoio ao artesão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A missão da Secretaria de Turismo frente ao artesanato é transformar a vida do artesão. Posso afirmar que desde o início da gestão do governador Ibaneis Rocha e da secretária Vanessa Mendonça, não houve um dia em que a palavra artesanato deixou de ser pronunciada em nossas ações. Saibam que muitas outras ações como esta estão sendo providenciadas para que o artesanato continue em desenvolvimento”, finalizou a coordenadora.

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF