01/10/2021 às 13:48

Publicado resultado do Edital Semana da Mulher Negra

Lista preliminar de mérito inclui 30 artistas negras, considerando a atuação e a trajetória de cada uma e realização de ações afirmativas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (1/10), o resultado preliminar de mérito do Edital n° 16, que vai pagar R$ 5 mil a cada uma das 30 artistas premiadas em celebração à Semana da Mulher Negra. O certame entra agora na fase de recursos, que segue até 13 de outubro.

[Olho texto=”Das 30 pré-selecionadas, a comissão conseguiu contemplar 20 artistas que nunca haviam ganhado premiações da Secec-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Foram selecionadas nesta etapa 30 artistas negras, que receberam a pontuação máxima de 50 pontos da comissão de seleção, a qual considerou a atuação e a trajetória de cada uma, a realização de ações afirmativas e a prestação de relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Distrito Federal ou da RIDE-DF. Foram desclassificadas as candidatas com pontuação menor que 10 pontos.

As análises respeitaram os critérios estabelecidos no edital, que destina ao menos 20% das vagas a agentes culturais que nunca receberam premiação da Secec, excluindo o edital Gran Circular Aldir Blanc. Das 30 pré-selecionadas, a comissão conseguiu contemplar 20 artistas que nunca haviam ganhado premiações da pasta.

Além disso, nenhuma linguagem artística englobou mais de 30% do total de selecionadas, atendendo a outra exigência do edital. As artistas contempladas provisoriamente atuam em áreas diversas, como dança, teatro, música, moda, artesanato, audiovisual, grafite, artes visuais, literatura, cultura popular e manifestações tradicionais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A grande maioria das selecionadas reside em regiões administrativas fora do Plano Piloto, o que representa uma vitória da política da Secec de descentralizar e democratizar os recursos públicos.

As candidatas não classificadas podem interpor recurso fundamentado (veja modelo) no prazo de 10 dias corridos, contados a partir da próxima segunda-feira (4/10), que deve ser encaminhado ao e-mail difusaoediversidadedf@gmail.com. As fichas de avaliação podem ser solicitadas no mesmo período.

O resultado final de mérito será publicado no DODF e no site da Secec.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  do DF