02/10/2021 às 10:10

Vacinação antirrábica ocorre em 7 regiões neste sábado (2)

Postos estarão abertos até as 16h ou 17h a depender da programação em cada local

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A vacinação dos pets contra a raiva continua neste sábado em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina, Recanto das Emas e Sobradinho. Os pontos de vacinação estarão abertos pela manhã e durante a tarde até as 16h ou 17h a depender da programação definida em cada localidade. Os locais podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.

Apesar de há muitos anos não haver registro de casos da doença no Distrito Federal, a raiva precisa ser tratada com seriedade | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

A raiva é uma doença infecciosa de origem viral capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A enfermidade acomete todas espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

Apesar de há muitos anos não haver registro de casos da doença no Distrito Federal, a raiva precisa ser tratada com seriedade, por isso, é importante levar cães e gatos com mais de três meses para serem vacinados. Desta forma, animais e seres humanos estarão protegidos do vírus.

Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda. O único caso de raiva humana, no Distrito Federal, foi registrado em 1978.

O último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001. O vírus rábico circula no DF em quirópteros, nos bovinos, equídeos e outros animais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, parcela significativa dessas populações imunes ao vírus. Essas campanhas foram iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) em 1973.

Consulte aqui os locais de vacinação.

*Com informações da Secretaria de Saúde