08/10/2021 às 11:06, atualizado em 08/10/2021 às 14:32

Abertas inscrições para seminário do ‘Brasília Vida Segura’

Promovido pelo GDF em parceria com a UnB, evento será realizado nos dias 19 e 20 próximos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O programa Brasília Vida Segura (BVS), da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), vai promover, nos dias 19 e 20 deste mês, o seminário on-line O Caminho para Visão Zero no Brasil, cujo objetivo é discutir a implementação de um modelo de segurança viária mais moderno e efetivo, difundindo as boas práticas para todo o país.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste endereço eletrônico. Os links para acompanhar em tempo real o evento são disponibilizados no e-mail do interessado, após confirmação da inscrição. O seminário é promovido pelo GDF em parceria com os departamentos de Engenharia Civil e Ambiental e do Grupo de Pesquisa em Segurança Viária da Universidade de Brasília (UnB).

Durante o seminário, representantes do GDF, do governo federal e da sociedade civil vão participar das discussões por meio de palestras, workshops e mesas redondas. Caberá ao secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, fazer a abertura e o encerramento.

No primeiro dia, o evento vai abordar os temas “Visão Zero e sua importância”, explicando esse conceito situando a realidade em que está inserido, “O ponto de partida”, mostrando em que momento de maturidade em segurança viária se encontra o Brasil. No dia seguinte, o tema apresentado será sobre “O essencial à caminhada”, buscando elencar boas práticas para a conquista do sonho da “Visão Zero” no país.

O programa

[Olho texto=”Mesmo com o aumento da população em 16% e da frota de veículos em 53%, o GDF reduziu o número de óbitos no trânsito em 54%” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O BVS tem quatro principais focos de atuação: segurança viária, educação, saúde e Serviço de Bebida Responsável (SBR). Respaldado por pesquisas e embasamento técnico científico, o programa faz parte de uma iniciativa global baseada na cooperação entre os setores público e privado.

“O Brasília Vida Segura faz a identificação dos pontos críticos nas nossas vias para que possamos atuar especificamente onde identificamos que há maiores gargalos, seja na questão viária, seja de engenharia ou de sistemas, com instalação de dispositivos para poder melhorar a segurança do pedestre, do ciclista e do motociclista, diminuindo os acidentes no trânsito”, explica o secretário Valter Casimiro.

O programa alcançou resultados expressivos e sustentáveis ao longo da última década. Mesmo com o aumento da população em 16% e da frota de veículos em 53%, o GDF reduziu o número de óbitos no trânsito em 54% ao final da “1ª Década de Segurança Viária” – estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) –, superando a meta estipulada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa é estruturado em diretrizes de sustentabilidade e consumo inteligente. Entre seis localidades no mundo, o DF foi a única cidade da América do Sul escolhida para fazer parte do programa global.

As frentes de atuação têm como origem a proposta de reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas de acordo com as metas e diretrizes da ONU e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira, abaixo, os participantes e a programação do evento.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade