08/10/2021 às 13:48, atualizado em 08/10/2021 às 20:23

Catedral limpa e arrumada para feriado de 12 de outubro

Equipes do GDF Presente atuam na limpeza das calçadas, jardins e passagem subterrânea em preparação para o dia da padroeira do Brasil

Por Flávio Botelho e Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital federal, a Catedral Metropolitana de Brasília, está recebendo serviços de limpeza, ajustes e manutenção das áreas externas em preparação para as celebrações do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, no próximo dia 12 de outubro.

Além de feriado nacional, a data também tem um significado muito especial para os fiéis de Brasília e para os frequentadores do local, que se chama Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, são esperados cerca de dois mil fiéis nas quatro missas que serão realizadas para celebrar a data.

O GDF Presente está no local desde o início da semana executando diversas ações de melhoramento, como fresagem das calçadas, limpeza dos jardins em torno da Catedral e lavagem do túnel de acesso à via N1 com a utilização de um caminhão hidrojato. A equipe é formada por 20 reeducandos do programa Mãos Dadas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

Nos arredores da Via S2 – que dá acesso ao local – e da Cúria Metropolitana, vizinha à igreja, foram recolhidas cerca de 10 toneladas de lixo verde e entulhos. O estacionamento também passou por manutenção: homens da Novacap lavaram e fizeram o recapeamento do piso com o uso de 2,5 toneladas de massa asfáltica.

Catedral se prepara para o feriado religioso do dia 12 de outubro. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, são esperados cerca de dois mil fiéis nas quatro missas que serão realizadas para celebrar a data

A Vigilância Ambiental foi outra a colaborar com os preparativos. O órgão realizou o fumacê no túnel e nos estacionamentos a fim de eliminar eventuais focos do mosquito transmissor da dengue.

O coordenador do Polo Central Adjacente III do programa, Alexandre César, destaca a importância do trabalho que está sendo executado no local. “Os brasilienses têm a Catedral como um símbolo de orgulho e fé, e ficamos honrados de poder ajudar a preparar esse monumento para uma data tão importante, como o Dia de Nossa Senhora Aparecida”, afirma.

O padre João Firmino, pároco da Catedral de Brasília, agradeceu os serviços prestados pelo GDF Presente. “Manifesto a todas as pessoas essa segurança que tanto o GDF quanto a Arquidiocese estão fornecendo aos fiéis e turistas para que vejam que realmente há um cuidado especial”, ressalta.

Elogios também por parte dos comerciantes que trabalham no ponto turístico, como o artesão Pedro Fernandes, 53 anos, que vende seus produtos na antiga feirinha, logo na entrada. “Essa faxina geral é muito boa para os turistas e para nós que trabalhamos por aqui. Ninguém gosta de lugar mal cuidado. O governo está de parabéns”, reforça.

Limpeza também na Asa Norte

Além dos serviços na Catedral, outro ponto do Plano Piloto foi foco de uma ação intensa de limpeza por parte do GDF Presente. Na 706/707 Norte, um mutirão retirou cerca de seis toneladas de entulhos e lixo doméstico que estavam espalhados nas ruas da região. Além disso, também foram feitos serviços de fresagem e lavagem das calçadas.