08/10/2021 às 16:41, atualizado em 08/10/2021 às 19:07

Retomada cerimônia de hasteamento de bandeiras

Durante o evento, o primeiro desde abril de 2020, governo federal fez a entrega formal de três viaturas à Secretaria de Segurança Pública

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Ao som dos hinos Nacional e de Brasília, entoados pela banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a cerimônia de hasteamento de bandeiras reuniu, nesta sexta-feira (8), servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), forças de segurança e autoridades dos governos local e federal. O evento, realizado pela SSP-DF, estava suspenso desde abril de 2020, devido à pandemia, e ocorreu no estacionamento principal da pasta.

A cerimônia foi instituída por meio de portaria interna com os objetivos de promover os símbolos nacionais, fomentar o espírito cívico e integrar servidores da SSP-DF e órgãos vinculados, além de incentivar o patriotismo.

A cerimônia reuniu servidores, forças de segurança e autoridades dos governos local e federal | Fotos: Divulgação/SSP-DF

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, comemorou o retorno da solenidade. “Estamos muito felizes de retomá-la, com os devidos cuidados, depois desse período em que foi suspensa devido à pandemia. Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento pessoal à Segurança Pública, que durante todo esse período não parou. Pelo contrário, precisou adaptar o trabalho. Ainda seguimos com reduções criminais, mesmo no cenário adverso”, afirma.

Danilo destacou uma redução expressiva do registro de homicídios no mês de setembro. “Esse resultado se dá por conta do trabalho constante e incansável de todos vocês, baseado em uma política que vem sendo adotada desde 2019 – o DF Mais Seguro”, afirmou.

Agentes das forças de segurança durante a cerimônia desta sexta (8) | Fotos: Divulgação/SSP

“Com base nessa política estruturante, temos atuado de forma qualificada, baseados em ações coordenadas e integradas e com a implementação de projetos como a Cidade da Segurança Pública, a Área de Segurança Prioritária e o Mulher Mais Segura”, completou.

Também presente à cerimônia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, falou da importância dos programas de Segurança Pública implementados no DF. “A Segurança Pública local atua de forma cada vez mais técnica”, afirmou.

“O DF Mais Seguro é, sem dúvida, o maior programa de segurança implementado no DF e, por conta dos resultados cada vez mais eficientes, queremos levá-los para todo o país, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)”, pontuou Anderson Torres.

[Olho texto=”“A Segurança Pública é um dos pilares do estado democrático de direito. Desta forma, eventos como este são fundamentais e nos deixam muito honrados”” assinatura=”André Clemente, secretário de Economia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a cerimônia, foi feita a entrega formal de três viaturas do MJSP à SSP-DF. Elas serão utilizadas em ações de valorização, proteção e qualidade de vida dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Os carros serão destinados às ouvidorias do Susp e também aos centros de reabilitação e atenção aos profissionais de segurança pública locais.

O secretário de Economia do DF, André Clemente, também participou da cerimônia. “A Segurança Pública é um dos pilares do estado democrático de direito. Desta forma, eventos como este são fundamentais e nos deixam muito honrados”, ressalta.

Participaram da cerimônia a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, e os comandantes-gerais da PMDF, Márcio Vasconcelos, e do Corpo de Bombeiros do DF, William Bonfim. O evento também contou com a participação do chefe da Defesa Civil do DF, Edwin Aldrin, do conselheiro da Embaixada da Espanha, José Fernandez, e do chefe de gabinete do MJSP, Antônio Lorenzo.

Homenagens

Durante o evento, foram homenageados servidores que se aposentaram e aniversariantes do mês de setembro | Fotos: Divulgação/SSP

Durante o evento, foram homenageados servidores da SSP-DF que se aposentaram recentemente e aniversariantes do mês de setembro. O 2º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Jean Gomide, um dos homenageados, sentiu-se lisonjeado.

“Trabalhei por 30 anos na Segurança Pública do DF, dois deles na SSP-DF. Ao final de tudo isso, sinto-me com a sensação de dever cumprido. Sempre procurei dar o meu melhor para a população do DF”, destacou.

A retomada da solenidade de hasteamento foi comemorada pelos servidores da pasta. “É emocionante ver toda essa organização, a banda, os símbolos e o reconhecimento das corporações por aqueles que se aposentaram. Sem dúvida, é um dia muito especial para todos”, disse a servidora Thais Umbelino, que trabalha na SSP-DF há quase um mês.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o tenente-coronel Helevino Seixas, a solenidade é essencial para a aproximação entre os servidores. “Esse retorno é muito simbólico para todos nós, pois mostra que a situação está voltando à normalidade, com segurança e levando em conta todos os cuidados sanitários necessários. Esse alinhamento das rotinas nos deixa mais seguros e felizes. Não deixamos de trabalhar um só dia, mas tivemos que ficar mais distantes.”

*Com informações da SSP-DF