13/10/2021 às 11:29, atualizado em 13/10/2021 às 11:54

Riacho Fundo vai ganhar mais 10 km de calçadas

Obras avançam pelas quadras da cidade; GDF investe R$ 1,5 milhão, por meio de emenda parlamentar

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

As obras do Governo do Distrito Federal (GDF) não param. No Riacho Fundo, calçadas estão sendo reconstruídas para atender os critérios de acessibilidade, além de dar mais conforto aos pedestres. As ruas e estacionamentos da cidade também estão recebendo serviços de nivelamento para aumentar a segurança dos carros que trafegam pela região.

Além dos passeios, feitos de concreto polido, estão sendo construídos meios-fios de durabilidade maior | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A construção das novas calçadas se concentra em três pontos do Riacho Fundo: QS 8/10, QS 4/14 (ao redor da praça Ayrton Senna) e na colônia agrícola Sucupira. No primeiro local, os trabalhos já foram finalizados; nos outros dois, as obras já estão bem avançadas e próximas da conclusão.

[Olho texto=”Três toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para nivelar um trecho de estacionamento” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O diretor de obras da Administração Regional do Riacho Fundo, Ítalo de Freitas, explica: “As calçadas já existiam, porém agora estamos adequando-as segundo as normas de acessibilidade. Além disso, elas são feitas de concreto polido, e também estão sendo construídos os meios-fios guias, para garantir qualidade e uma durabilidade maior”.

Até o fim do ano, o Riacho Fundo vai ganhar aproximadamente 10 km de novas calçadas. Além das quadras QS 8/10 e 4/14, a meta é levar os novos calçamentos também para as quadras QN 5 e QN 7 e para a avenida Ipê. Os trabalhos são viabilizados graças a uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão, do deputado distrital Valdelino Barcelos.

Asfalto novo

No Setor Placa das Mercedes, divisa entre o Riacho Fundo e o Núcleo Bandeirante, a administração regional, em parceria com a Novacap, atuou na recuperação de um trecho de cerca de 800m de via não asfaltada.

Já na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo, aproximadamente três toneladas de massa asfáltica foram utilizadas no nivelamento de um trecho do estacionamento que estava danificado. O serviço permite melhora no escoamento das águas pluviais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A administradora regional do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo, comemora as obras em andamento e ressalta o planejamento para outros trabalhos na cidade: “Muitas outras melhorias virão. São pedidos antigos que o governador Ibaneis Rocha não tem medido esforços para concretizar. Agradecemos em nome dos moradores do Riacho Fundo. São ações que têm trazido muitos benefícios para a nossa cidade e em tempo recorde”.

* Com informações da Administração Regional do Riacho Fundo