14/10/2021 às 17:44, atualizado em 15/10/2021 às 08:10

GDF Presente retira 16 toneladas de lixo da 402 Norte

Ação incluiu a desobstrução de todas as bocas de lobo da quadra

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Serviços contaram com a participação de 20 reeducandos da Seape” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O GDF Presente esteve nesta quarta-feira (13) na Quadra 402 Norte. Em um dia de trabalho, foram retiradas do local 16 toneladas de entulho, com folhas, galhos de árvores e lixo. O coordenador do Polo Central III do programa, Alexandro Cesar, relata que foi dada atenção especial à desobstrução das bocas de lobo, para que não haja um novo alagamento na quadra, como ocorreu no último domingo (11).

Galhos, troncos e lixo acumulados foram retirados das ruas: precaução para alagamentos | Foto: GDF Presente

Segundo Alexandro Cesar, até um sofá foi retirado durante essa ação. Devido à declividade do terreno, a quadra sofre constantemente com acúmulo de água quando chove. O trabalho de limpeza foi feito por 20 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

Outra iniciativa para minimizar os danos causados pela água das chuvas é a construção de bacias de contenção. Três delas já estão prontas, sendo duas nas proximidades do estádio Mané Garrincha e uma perto do Colégio Militar. O objetivo da bacia de contenção, que retém a água, é reduzir os impactos das enxurradas provocadas quando há grande volume de chuvas em uma região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A administradora do Plano Piloto, Ilka Theodoro, lembra que a ação do GDF Presente para limpeza das bocas de lobo minimiza os riscos de entupimento de transbordo, enquanto se aguarda o início das obras de ampliação da rede de drenagem. “A população também pode contribuir, fazendo o descarte de resíduos no lugar correto e evitando entupimentos das galerias de águas pluviais”, reforça a gestora. Confira outras ações do GDF Presente: