15/10/2021 às 18:02, atualizado em 16/10/2021 às 19:55

Brasília, a capital do beach tennis até domingo (17)

Clube de Engenharia recebe o ITF Sand Series com os principais nomes da modalidade

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Arena Brasília vista em 360º, no Clube de Engenharia, é o cenário brasileiro para a etapa da competição internacional de beach tennis ITF Sand Series | Foto: Green Filmes/ITF Sand Series Brasil

O principal evento de beach tennis das américas – e um dos destaques do calendário mundial – mobiliza o Distrito Federal. Até domingo (17), o ITF Sand Series ocorre na Arena Brasília, localizada no Clube de Engenharia, às margens do Lago Paranoá, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e participação dos principais nomes da modalidade, tanto no cenário nacional como no internacional. Além do Brasil, o circuito conta com etapas na Alemanha, Espanha, França e África do Sul.

Desde terça-feira (12), cerca de 600 jogadores se revezam em grandes disputas na areia, durante todo o dia e, também, à noite. Nos dois primeiros dias, foram definidas as últimas vagas para a fase principal nas rodadas de qualifying, além dos embates em várias categorias da Brasil Beach Tennis Cup, evento amador oficial, que contabiliza pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Até domingo, só os profissionais entram na quadra de areia.

[Olho texto=”“Estamos muito vibrantes, nossa cidade se transformou, de fato, na capital do esporte. Podemos receber eventos de múltiplas modalidades com toda estrutura e segurança necessárias. Uma das modalidades que mais cresce no mundo, o beach tennis ainda trouxe esse clima de praia para Brasília”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esportes” esquerda_direita_centro=”direita”]

Das chaves compostas pelos melhores do ranking mundial, entre os resultados do primeiro dia, estão, no feminino, a brasileira Rafaella Miiller – número dois do mundo – e a venezuelana Patricia Diaz – terceira no ranking – que estrearam vencendo a norte-americana Carolina Hannes e a brasileira Isabella Sella. Já a brasileira Joana Cortez – oitava do mundo – e a italiana Flaminia Daina – quinta do ranking – ganharam da brasileira Julia Cunha e da venezuelana Iosune Roncal.

No masculino, a dupla brasileira formada por André Baran e Vinicius Font, números seis e oito do mundo, também confirmou o seu favoritismo e derrotou outra parceria brasileira, Matheus Moreira e Paulo Santos. “Jogar aqui no Sand Series em Brasília é muito bacana. Um torneio em que não falta nada. Aqui tudo funciona muito bem, a estrutura é fantástica. Nunca vi um evento como este no mundo, com essa organização. É muito bom ter um torneio grande assim no Brasil e em Brasília, capital do País”, afirma Joana Cortez.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O torneio segue as recomendações sanitárias vigentes em relação à covid-19, exigidas pela ITF e, também, pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “Estamos muito vibrantes, nossa cidade se transformou, de fato, na capital do esporte. Podemos receber eventos de múltiplas modalidades com toda estrutura e segurança necessárias. Uma das modalidades que mais cresce no mundo, o beach tennis ainda trouxe esse clima de praia para Brasília”, avalia a secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer DF