15/10/2021 às 20:12, atualizado em 23/02/2023 às 13:04

‘HomenAUgem’ aos bravos cães da segurança pública do DF

Por seus serviços prestados antes da aposentadoria, 11 cachorros da PMDF e do CBMDF recebem a Honra ao Mérito K9 em cerimônia nesta sexta (15)

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O Comando do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do DF (PMDF) realizou, na manhã desta sexta (15), a primeira cerimônia de Honra ao Mérito K9 em homenagem a nove cães da PMDF e dois do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que se aposentaram após cumprirem anos de deveres e missões em seus respectivos batalhões.

Os binômios cães – policiais atuaram em centenas de missões por mais de oito anos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Os cães homenageados receberam uma medalha e seus respectivos condutores foram agraciados com um diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados. Os binômios cães – policiais atuaram em centenas de missões por mais de oito anos, como busca por pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça, detecção de drogas, armas, munições e explosivos, além de proteção e defesa.

[Olho texto=”“Nossas tropas especializadas são referência nacional. É muito merecida essa homenagem em vida aos cães e aos servidores, que adotaram esses cães depois que eles se aposentaram”” assinatura=”Cel Márcio Vasconcelos, comandante-geral da PMDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O trabalho de policiamento com cães é essencial hoje em dia”, resumiu o comandante do BPCães, major Carlos Augusto Reis. “Não existe equipamento que se equipare à capacidade deles de detecção de odores específicos. A PMDF é grata aos cães por esses anos de dedicação, eficiência e inigualável trabalho realizado junto aos seus condutores”.

Um dos homenageados foi o cão Kalel, que em 2019 participou de uma missão na qual foram apreendidas duas toneladas e meia de drogas, além de quatro mil munições e duas armas, na BR-060, na altura do Engenho das Lajes. O primeiro-sargento Ricardo Monteiro, condutor de Kalel nas missões, se emociona ao comentar sobre a parceria com o cão. “Ele mudou a minha história profissional. Moro em Florianópolis, mas vim especialmente para a homenagem para honrar tudo o que fizemos juntos”, afirma.

O primeiro-sargento Ricardo Monteiro, condutor do cão Kalel nas missões, se emociona ao comentar sobre a parceria com o cão: “Ele mudou minha história profissional”| Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos, exaltou o trabalho feito no BPCães e em outros batalhões da corporação. “Nossas tropas especializadas são referência nacional. É muito merecida essa homenagem em vida aos cães e aos servidores, que adotaram esses cães depois que eles se aposentaram. Vocês são um grande orgulho para a gente”, ressaltou.

O secretário de Economia, André Clemente, reforçou a importância que o trabalho com cães tem na vida da sociedade do DF. “São criaturas importantes no sistema de segurança pública. As forças são o exemplo de maior presença do Estado, que nos permite viver em harmonia. Homenagear estes cães é um reconhecimento deles como servidores, que fizeram um trabalho exemplar e merecem este cuidado”, afirmou.