18/10/2021 às 20:08

Limpeza geral na área da nova UBS de Sobradinho II

Equipes do GDF Presente e de outros órgãos preparam a área em que será inaugurada unidade de saúde. Mais de 150 toneladas de entulho foram tiradas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Os serviços feitos nos arredores da UBS deixaram a unidade pronta para a inauguração, prevista para até o final de outubro | Foto: GDF Presente

Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) está prestes a ser inaugurada em Sobradinho II e a área está sendo bem cuidada para a população. Equipes da administração regional, do programa GDF Presente, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Novacap deram uma geral nos arredores da UBS para deixá-la pronta para a inauguração, prevista para até o final de outubro.

Construída na Quadra AR 5, do bairro Buritizinho, a unidade de saúde teve um investimento de R$ 3,2 milhões do governo e será capaz de atender cerca de 13 mil pessoas. E ali em volta está ficando tudo novinho. Calçadas em bloquete foram recuperadas, meios-fios reformados e pintados, além de buracos tapados nos cerca de 2 km da Avenida Contorno, que dá acesso à UBS.

Já as diversas árvores, que há meses não eram podadas, foram cuidadas pela Novacap. Cerca de 150 toneladas de entulho foram retiradas das ruas e de uma área de transbordo irregular, próxima à unidade. Morador do bairro, o aposentado Francisco Nunes, 61, conta que faz caminhada na região e que tudo está bem diferente.

“Deram uma boa urbanizada para a chegada da UBS. Ficou bem limpo, pintado, o acesso está bom”, diz Nunes. Para ele, unidade de saúde é um grande avanço para a cidade. “A clínica da família fica muito distante de onde moramos. Então, ela é mais uma opção de atendimento”, conta.

Segundo o administrador regional de Sobradinho II, Osmar Felício, a criação da UBS é uma reivindicação antiga dos moradores. “Desde que o Buritizinho foi criado, há cinco anos, a população pede por esse posto de saúde. E, agora que ele foi construído, temos que receber a população com conforto e segurança”, destaca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O resultado final foi muito positivo, na avaliação do coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “Em cinco dias, conseguimos deixar tudo bem ajeitado. Foi um trabalho conjunto com a coordenação da administração. Tudo bem zelado para o grande dia da inauguração”, conclui.