20/10/2021 às 10:53

Colônia Agrícola 26 de Setembro ganha abrigos de ônibus

A previsão de conclusão dos serviços é até o fim do mês de novembro

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Os moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro vão contar com nove abrigos de ônibus novos, tipo C, nos próximos dias. Os pontos já foram definidos, e os módulos pré-fabricados estão sendo produzidos e instalados.

[Olho texto=”Os abrigos fazem parte do projeto que visa instalar 497 novos equipamentos em todas as regiões administrativas do Distrito Federal nos próximos meses” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A previsão é que até o final de novembro as estruturas sejam entregues aos usuários. Os abrigos terão estrutura de concreto com rampa e piso tátil, garantindo a acessibilidade para quem tem dificuldades de locomoção”, afirmou o subsecretário de Terminais da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Ronivaldo Bento Costa.

O morador Jeferson de Souza é técnico de segurança do trabalho e vai todos os dias de ônibus para Taguatinga. Ele caminha 20 minutos até o ponto de ônibus e, com a instalação dos novos abrigos, terá o trajeto a pé diminuído e um lugar mais confortável para esperar pelo transporte. “Vai facilitar a mobilidade e, nesse período chuvoso, ajudar bastante as pessoas”, destacou

Os abrigos fazem parte do projeto que visa instalar 497 novos equipamentos em todas as regiões administrativas do Distrito Federal nos próximos meses. O custo unitário é de R$ 15.471,83, e as obras serão executadas por empresa contratada.

Manutenção

Os abrigos já instalados também merecem atenção e cuidados. A mesma empresa que construirá os novos abrigos também fará a manutenção dos já existentes.

Os primeiros abrigos que receberam reparos foram as estruturas localizadas ao longo da EPNB, seja no Riacho Fundo, Arniqueira e Núcleo Bandeirante. Ao todo, 29 abrigos foram reformados e receberam ampliação da área de calçada e piso tátil.

“Com o estudo de avaliação das condições dos abrigos de todo o DF em mãos, a Semob fez um mapa com os locais que necessitam de manutenção. As obras vão acontecer em todas as regiões administrativas até o final do contrato com a empresa prestadora de serviço”, explicou o subsecretário.

Adote um abrigo

Lançado em setembro deste ano, o programa Adote um Abrigo permite que pessoas ou empresas possam construir, adequar, substituir ou assumir a manutenção de paradas de ônibus.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

São cerca de 2.700 paradas de coletivos com abrigos de concreto e 565 pontos com placas de sinalização aptas para adoção. O interessado pode adotar um abrigo ou um conjunto de abrigos de sua escolha.

Quem assumir a parada de ônibus poderá instalar placas com mensagens indicativas de cooperação, onde serão publicados os dados do parceiro e da cooperação celebrada com o GDF.

*Com informações da Semob