21/10/2021 às 18:36, atualizado em 22/10/2021 às 08:10

Unidades de saúde seguem com ações do ‘Outubro Rosa’

UBS 2 do Recanto das Emas fez o Dia D, ofertando à população diversas ações nesta quinta-feira (21)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

As ações do Outubro Rosa continuam em várias unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal. A campanha tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção contra os cânceres de mama e do colo do útero. Reforçando a iniciativa, a Unidade Básica de Saúde 2 (UBS 2) do Recanto das Emas promoveu, nesta quinta-feira (21), o Dia D do Outubro Rosa.

[Olho texto=”Foram oferecidos exames de mama, aferição da pressão arterial e glicemia, auriculoterapia e bate-papo com médicos e enfermeiros, entre outras atividades” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Já estávamos fazendo ações focadas no Outubro Rosa, como exames de mama e coleta do exame citopatológico preventivo, desde o início do mês, com atendimento à população nos dois turnos, porque houve aumento na procura aos nossos serviços”, informa a gerente da unidade, Kelly Lima.

A ação ocorreu durante todo o dia e ofereceu ao público um lanche na abertura. Foram montados estandes das equipes de odontologia, farmácia e do Núcleo de Atenção de Saúde da Família (Nasf). Houve aferição da pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, exames de mama, bate-papo com médicos e enfermeiros para tirar dúvidas e atendimentos individuais.

Foram ainda distribuídos kits de higiene bucal, maquiagem e limpeza de pele, além de corte de cabelo. Na parte de lazer, destacaram-se dinâmicas em grupo, aula de zumba e de fitdance e distribuição de brindes.

Iniciativa incluiu orientações sobre higiene bucal | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

A gerente Kelly Lima conta que, desde o início da pandemia e com a suspensão de atividades coletivas, houve uma queda muito grande na procura da população pelos serviços disponíveis na UBS 2 do Recanto das Emas. Assim, a ação teve como um dos focos a divulgação da importância da alimentação saudável e da prevenção.

Participação

A diarista Elizângela Santos, 29 anos, foi marcar uma consulta na unidade e aproveitou para cortar os cabelos. “Achei muito legal essa proposta e vou aproveitar para fazer o exame da mama e tirar minhas dúvidas, além de renovar o visual”, disse. Ela ficou empolgada com a orientação da equipe de odontologia dada ao filho, o pequeno Gustavo, de 8 anos.

“Eu aferi minha pressão arterial, fiz auriculoterapia para reduzir o estresse e fiz o exame de mama”, relatou Raimunda Nonata da Paz, 54, que foi à UBS tomar sua segunda dose da vacina contra covid-19 e aproveitou para acessar outros serviços oferecidos durante a ação. “Achei uma ótima iniciativa”, elogiou.

A equipe de nutrição do Nasf estava dando orientações sobre alimentação saudável e práticas para aumentar a qualidade de vida, como inserir atividade física na rotina e dormir melhor. Além disso, todos podiam se pesar e ter o Índice de Massa Corpórea (IMC) avaliado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outras ações

Na UBS 7 de Taguatinga, o dia também foi repleto de atividades, com ações voltadas à beleza, fisioterapia, auriculoterapia, aromaterapia e musicoterapia. Houve um coffee break com entrega de brindes para as pacientes, bate-papo e dinâmica sobre autocuidado e práticas integrativas, como lian gong e meditação. Também ocorreram palestras nas UBSs 6 e 7 do Gama.

*Com informações da Secretaria de Saúde