23/10/2021 às 18:54, atualizado em 07/12/2021 às 13:40

Ação do GDF registra 2 mil atendimentos em Água Quente

Programa ‘Sua Vida Vale Muito’ leva profissionais da saúde e de assistência social para atendimento gratuito

Por Agência Brasília* | Edição: Isaac Marra

Em dois dias de evento, o programa Sua Vida Vale Muito, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou aproximadamente 2 mil atendimentos de saúde e bem-estar em Água Quente, no Recanto das Emas, localizada a 50km do Palácio do Buriti. A ação levou médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, entre outros profissionais, para atender gratuitamente os moradores do local, neste sábado (23) e na sexta-feira (22).

Em alusão à campanha internacional do Outubro Rosa, o programa ofereceu serviços voltados à saúde da mulher, com exames de mamografia e orientações sobre prevenção ao câncer de mama. Além disso, a população contou também com os serviços do Na Hora, emissão de RG pela Polícia Civil, corte de cabelo e vacinação contra a gripe e a covid-19 (terceira dose da vacina para os idosos).

[Numeralha titulo_grande=”2 mil” texto=”é o número de atendimentos na ação da Sejus” esquerda_direita_centro=””]

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o sucesso do programa é resultado da união de esforços do governo, de voluntários e de instituições parceiras. “Somos um governo só e quando nos unimos com pessoas do bem para trazer o melhor serviço até a população o resultado é este: gente sendo respeitada, com atendimento de qualidade e garantia de direitos. Isso é cidadania”, afirmou.

A secretária também agradeceu a todos que contribuíram com a realização do evento. “Nada disso seria possível sem os voluntários e as instituições parceiras, que estão em nossos eventos, doando sua habilidade, seu tempo e energia. Quem ganha é a população do DF“, acrescentou a titular da Sejus.

População teve acesso a exames, corte de cabelo e atividades terapêuticas | Fotos: Divulgação/Sejus

Para a estudante de enfermagem Kelly Sousa, voluntária na tenda onde foram montados os atendimentos de fisioterapia, ventosaterapia, acupuntura e massagem, o evento foi uma oportunidade de aprendizado e para colocar em prática seus conhecimentos. “Eu aplico a técnica de ventosa, que auxilia na amplitude dos movimentos e tira as tensões musculares, por exemplo. Entre um atendimento e outro, também consigo aproveitar o evento, até tomei a vacina da gripe”, comenta a estudante.

Quem vive na região ficou surpreso com a estrutura e a quantidade de serviços disponíveis, como a costureira Jaciara Pereira. Ela passou pela fisioterapia, ônibus da Polícia Civil para tirar a primeira via do RG para as duas filhas, assistência social e odontologia. “O atendimento foi perfeito! Eu moro aqui há seis anos e nunca tinha visto uma ação como esta aqui, que oferece tudo o que a população está precisando em um lugar só, de fácil acesso e com pessoas muito educadas e atenciosas para nos atender”, ressalta.

A estudante Amanda Costa aproveitou a passagem pelo programa para fazer avaliação nutricional, acupuntura e atendimento psicológico. “É muito importante esse tipo de ação para a sociedade, porque não tem muita coisa nessa região e o hospital fica longe”.

Sobre o programa

Criado em 2020, o Sua Vida Vale Muito já realizou cerca de 15 mil atendimentos em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, como Itapoã, Recanto das Emas, Ceilândia, Estrutural, Sobradinho II, São Sebastião, Samambaia, Santa Maria, Fercal e Brazlândia, além da Rodoviária do Plano Piloto,

O evento recebe apoio de outros órgãos públicos, sociedade civil e voluntários. Nesta edição os parceiros são: Secretaria de Saúde, Polícia Civil, Sesc, BRB, Caesb, Instituto Ana Hickmann, CRO-DF, SLU, Codhab, Novacap, Secretaria de Segurança Pública, Hospital Vista Catarata, Faculdade Anhanguera, CBMDF, SW Studio Barbearia, Instituto Rita Trindade, entre outros.

A próxima ação itinerante da secretaria será com o programa Sejus Mais Perto do Cidadão, em Planaltina, em 5 e 6 de novembro.

 

*Com informações da Sejus