25/10/2021 às 08:40

Leite e mais saúde para famílias em vulnerabilidade social

GDF investe R$ 100 mil na aquisição do produto; estimula produção da agricultura familiar e fornece alimento nutricional rico para milhares de pessoas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e pequenos produtores do DF tem garantido acesso a um alimento básico na mesa de milhares de famílias vulneráveis com a entrega direta de leite, que faz parte da lista de itens adquiridos pelo Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

A previsão da Secretaria de Agricultura é adquirir este ano mais de 25,6 mil litros de leite, que serão distribuídos para famílias cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa, Sesc Mesa Brasil e Sedes | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O produto é comprado de representantes da agricultura familiar local, por meio de cooperativas, e distribuído para entidades sociais. Entre elas as cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa, no Sesc Mesa Brasil e, ainda, as famílias registradas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Neste ano, a previsão da Secretaria de Agricultura é adquirir mais de 25,6 mil litros de leite, que serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade, somando um investimento de R$ 100 mil do GDF. Chamamento público para escolha de cooperativa que fará a distribuição do produto já foi realizado no início deste mês de outubro. A expectativa é de que as entregas do leite comecem a ser feitas na segunda quinzena de novembro.

[Olho texto=”“O objetivo é fomentar a agricultura familiar e, principalmente, a cadeia produtiva do leite, um alimento essencial no café da manhã de todos”” assinatura=”André Alves Santana, diretor interino de Compras Institucionais da Secretaria de Agricultura” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Fizemos aquisição desse produto no ano passado e foi um sucesso, tanto para os agricultores que participaram da ação quanto para os beneficiados”, explica André Alves Santana, interinamente como diretor de Compras Institucionais da Secretaria de Agricultura. “O objetivo é fomentar a agricultura familiar e, principalmente, a cadeia produtiva do leite, um alimento essencial no café da manhã de todos”, reforça o servidor.

Diretora do Centro Comunitário da Criança, Hellen de Paula Mota comenta que parcerias com essa na entrega direta de leite são fundamentais para a manutenção das instituições e auxílio às famílias assistidas. Em 2020, a instituição atendeu 80 famílias com a entrega direta de leite, beneficiando mais de 360 pessoas.

“Mesmo com outras parcerias, os recursos financeiros recebidos não são suficientes para atender todas as demandas”, comenta. “As doações do programa são essenciais para a oferta de uma alimentação adequada e saudável, enriquecendo as refeições oferecidas diariamente às crianças, impactando a vida dessas famílias”, reconhece.

[Numeralha titulo_grande=”100″ texto=”produtores de Luziânia conseguem vender seus produtos ao GDF, por meio de cooperativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

Que o diga Renata Silva do Nascimento, 28 anos, mãe de quatro crianças, uma delas recém-nascida. “Chegou em boa hora, porque não é fácil ficar desempregada com três crianças em casa”, conta. “Ajudou bastante, espero acontecer de novo este ano”, torce.

Alto valor nutricional

Segundos dados da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca possui 87% de água e 13% de outros componentes sólidos importantes, como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e B. O alimento ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes.

“Por ter aminoácidos essenciais, o leite é um alimento com alto valor nutricional, podendo ser utilizado em diversas preparações, como vitaminas, bolos e mingaus”, acrescenta a nutricionista Áurea Araújo Lima.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes

O leite também chegou na hora certa na casa de Renata Cunha Coelho, 35 anos, mãe de três crianças. “Agradeço demais essa ajuda do governo, que chegou quando eu mais precisei, porque estava desempregada na época”, relata.

Preço justo

Cerca de 100 produtores de leite de uma cooperativa de Luziânia (GO), a Coopindaia, venderam o produto para o GDF dentro do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF). Presidente da entidade, Luciano Andrade de Carvalho explica que a cooperação com o governo garante a venda do produto por preço justo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É uma parceria muito interessante, porque temos um mercado certo e o preço é estável. Ou seja, nem sobe nem baixa, trazendo segurança para todos nós”, resume.

Além do leite, pelo menos 60 produtos, entre legumes, verduras e frutas fazem parte da lista do Papa-DF.