25/10/2021 às 19:04, atualizado em 25/10/2021 às 19:44

Evento virtual debate saúde física e mental de servidores

Realizado dentro da Semana da Saúde e aberto ao público, encontro terá transmissões ao vivo até quarta-feira (27)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A manutenção da saúde física e mental em meio a novos hábitos trazidos pelo teletrabalho é tema da IX Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, iniciada pelo Instituto Brasília Ambiental nesta segunda-feira (25). O evento virtual, voltado a servidores e aberto ao público, será transmitido ao vivo pelo canal do Brasília Ambiental no YouTube até quarta-feira (27) e conta também com material off-line.

[Olho texto=”“Devemos pensar como o teletrabalho pode e deve impactar o emocional das pessoas, as relações interpessoais e tudo aquilo que envolve nossos servidores”” assinatura=”Cláudio Trinchão, presidente do Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na abertura, o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, reforçou a necessidade de abordar os impactos do teletrabalho diante do novo contexto mundial. “Devemos pensar como isso pode e deve impactar o emocional das pessoas, as relações interpessoais e tudo aquilo que envolve nossos servidores. Por isso, também discutiremos nesta semana as mudanças na alimentação e os novos hábitos que vieram para ficar”, pontuou.

Já o superintendente de Administração Geral (Suag), Ricardo Roriz, disse esperar que o evento “seja um incentivo para que todos reflitam sobre os assuntos que serão trazidos ao longo da semana”. Segundo ele, “precisamos cuidar da nossa saúde física e mental, afinal, com a ‘cabeça fora do lugar’ é difícil produzir”.

Conexão Verde

“Óleos essenciais do cerrado” foi o tema da primeira palestra da IX Semana da Saúde, com a terapeuta holística e analista de atividades de meio ambiente Rosângela Echeverria. Ela falou sobre o uso dos óleos, inclusive, no âmbito do projeto Conexão Verde, desenvolvido pelo Brasília Ambiental.

“O cerrado tem muito a oferecer e poucas pessoas conhecem os benefícios do que a natureza dispõe para a nossa saúde. O cuidado ambiental e o manejo correto da matéria são fundamentais para garantir os benefícios fitoterápicos dos óleos essenciais, fortalecendo a relação entre aromaterapia e práticas de saúde”, explicou a palestrante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta terça-feira (26), às 10h, a palestra será sobre “A alimentação no teletrabalho: desafios e soluções”, conduzida pela nutricionista Hosana Araújo. Às 16h, Sane Alessandra discutirá o tema “Tempo e saúde: o valor das ferramentas de organização”.

Na quarta-feira (27), último dia do evento, às 10h, “MindFulness para a saúde física mental” será o assunto abordado por Rosângela Lins. Por fim, às 15h, a médica Karinne Tavares falará sobre “Impactos da pandemia na saúde mental”, encerrando as palestras.

Além da programação aberta ao público em geral, no decorrer da semana será ativado um grupo de WhatsApp com servidores do órgão para intensificar a interação. Nele, ocorrerá troca de informações sobre as palestras e veiculação de vídeos produzidos pelos próprios servidores sobre questões ambientais e outros temas de interesse.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental