26/10/2021 às 20:47

Ação conjunta leva atendimento às mulheres no Itapoã

Na UBS, diversos serviços foram levados à população da região nesta terça-feira (26), com apoio da unidade móvel da Secretaria da Mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Durante todo este mês, várias unidades da rede pública de saúde estão promovendo ações voltadas à saúde da mulher, dentro da campanha Outubro Rosa, que destaca a importância do autocuidado e incentiva as mulheres a buscarem o acompanhamento médico especializado.

Realizados durante toda a manhã, os serviços contaram com a unidade móvel da Secretaria da Mulher e resultaram no atendimento a 81 mulheres | Fotos: Luiz Fernando Cândido/Região Leste

Isso inclui a Unidade Básica de Saúde 3 do Itapoã, onde diversos serviços foram levados à população da região nesta terça-feira (26), por meio de uma ação conjunta das secretarias de Saúde e da Mulher, além da administração regional da cidade.

[Olho texto=”“Estar mais perto de casa facilita fazer o exame, trazendo uma coisa boa pra gente”” assinatura=”Maria do Carmo dos Santos, moradora do Itapoã” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os serviços ocorreram durante a manhã, com o atendimento de 81 mulheres, e contaram com a unidade móvel da Secretaria da Mulher. Na ocasião, foram coletadas 47 amostras de citopatológicos de colo do útero, inseridas 31 mamografias na central de regulação e realizados 32 exames clínicos das mamas.

“Ofertar serviços para as mulheres no Itapoã, por meio da unidade móvel, é uma oportunidade sempre gratificante”, afirma a gerente de serviços da Atenção Primária 2, Fernanda Santana. “São números bem expressivos”, avalia.

Quem aproveitou a oportunidade e procurou a UBS foi Maria do Carmo dos Santos, de 56 anos. Ela conta que fez o exame preventivo no ano passado, também na unidade móvel, quando estava na região. “Estar mais perto de casa facilita fazer o exame, trazendo uma coisa boa pra gente”, ressalta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As ações da Secretaria de Saúde estão a todo vapor. No mês de outubro, as UBSs 2 e 3 do Itapoã têm ampliado a agenda com mais vagas de consultas, tanto para a coleta de citopatológicos em mulheres, quanto para a inserção de DIU.

Segundo a gerente Fernanda Santana, novas ações estão previstas para a região. “Estamos planejando outras ações no território, inclusive, um dia em novembro, visando às ações voltadas para os moradores da região administrativa”, pontua.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF