26/10/2021 às 20:33

Paradas mais limpas beneficiam usuários do transporte coletivo

Em ação nesta segunda-feira (25), ‘GDF Presente’ lavou 12 abrigos de ônibus e retirou 190 faixas irregulares de publicidade

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O GDF Presente está realizando uma série de serviços no Park Way para deixar a cidade mais limpa. Nesta segunda-feira (25), as ações se concentraram na lavagem de 12 paradas de ônibus e no recolhimento de 190 faixas de publicidade irregular.

Lavagem completa de 14 paradas de ônibus próximas à estação de integração do BRT Park Way | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A lavagem das paradas de ônibus começou pelos abrigos próximos à estação de integração do BRT Park Way, localizada nas imediações da quadra 14, região com grande movimentação de passageiros. Pelo terminal passam os ônibus de 17 linhas de transporte público, com  destino à Rodoviária do Plano Piloto, Gama (L2 Sul – Norte/UnB/Terminal Asa Norte), W3 Sul, Park Way/W3 Sul e Norte, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Cruzeiro/SIA/SAAN e Santa Maria, entre outros.

“Além de lavar as paradas de ônibus, vamos corrigir também os problemas que porventura tenham, como uma infiltração, goteiras ou assento quebrado. Queremos dar uma condição melhor para as pessoas que utilizam o transporte público”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

“Não adianta o governo fazer o trabalho dele. Todo mundo tem de se preocupar e cuidar”, diz Camilly Ribeiro Sousa, de 15 anos

A ação foi elogiada por quem passa pelo local regularmente, como o empresário da construção civil Denis Souza Garcia, 36 anos, que mora no Novo Gama e trabalha, atualmente, em Vargem Bonita. Quando não usa o carro, ele utiliza o transporte público para se deslocar até o trabalho. “É importante a lavagem das paradas, mas a limpeza depende mais da conscientização de cada um. Por aqui tem lixeiras e sacos, então era para todo mundo jogar o lixo no lugar certo”, analisa o empresário.

Moradora do Park Way, a estudante Camilly Ribeiro Sousa, de 15 anos, usa muito o transporte público para ir para o curso de espanhol, no Centro Interescolar de Línguas (CIL), no Núcleo Bandeirante. A jovem alerta que a parada de ônibus da Quadra 14 foi pintada recentemente, mas já tem pichações. “Não adianta o governo fazer o trabalho dele. Todo mundo tem de se preocupar e cuidar”, enfatiza. “Olha só como já está o abrigo”, comenta.

Outras ações

A administração do Park Way e as equipes do GDF Presente também fizeram a retirada de 190 faixas irregulares nas quadras de 1 a 5. Em outra frente, o trabalho de limpeza incluiu a roçagem e rastelagem no parque infantil da Quadra 14 e de outro na Vargem Bonita.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“É extremamente importante a presença do GDF Presente aqui porque conseguimos ampliar as ações de manutenção na cidade”, analisa o administrador regional do Park Way, Maurício Tomáz. “É por meio dessas parcerias que conseguimos dar suporte e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a determinação do governador Ibaneis Rocha”, afirma um dos coordenadores do GDF Presente, Rodrigo Caverna.