26/10/2021 às 20:41

Curso ensina como resgatar animais em incêndios florestais

Iniciativa coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente é voltada a brigadistas e servidores de diversos órgãos que atuam no combate às queimadas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

As aulas, teóricas e práticas, ocorrem no prédio da administração do Zoo, nos recintos dos animais e no hospital veterinário | Fotos: Sema-DF

Dando continuidade ao ciclo 2021 das atividades de capacitação previstas no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), entre os dias 25 e 27 deste mês, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) promove o Curso de Resgate de Fauna.

A iniciativa visa a capacitação dos servidores de diversos órgãos que integram o PPCIF, com objetivo de preparar o corpo técnico que atua na temática de incêndios florestais na identificação, contenção e manejo de mamíferos, aves e répteis, além dos cuidados e primeiros socorros aos animais feridos.

A formação ocorre de 8h30 às 17h, com 16 horas de aulas teóricas e práticas, no prédio da administração, nos recintos dos animais e no hospital veterinário do Zoo, sendo ministrada pelos profissionais da FJZB, especializados em resgate, contenção e manejo de animais em incêndios florestais.

De acordo com a coordenadora técnica do PPCIF na Sema, Carolina Schubart, as aulas são essenciais para a capacitação e integração das instituições, principalmente dos combatentes brigadistas florestais que trabalham diretamente em campo no combate aos incêndios florestais.

“Assim, eles podem ajudar a salvar a vida dos animais feridos durante os incêndios, e fazer o resgate de forma mais segura, tanto para eles como para os animais”, diz a coordenadora técnica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Participam da formação brigadistas e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasília Ambiental, Jardim Botânico de Brasília, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e Ala 1 da Aeronáutica.

Os próximos cursos serão sobre Embarque e Desembarque em Aeronaves com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Avançado, de 8 a 12 de novembro, e Sistema de Comando de Incidentes (SCI Intermediário), nos dias 22 e 23 de novembro. As vagas são restritas aos órgãos que integram o PPCIF.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente do DF