27/10/2021 às 18:21, atualizado em 15/02/2022 às 12:40

Seminário debate assédio sexual e moral no trabalho

Objetivo é disseminar conhecimento sobre o tema e as consequências dessa prática no âmbito da administração pública no Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Disseminar conhecimento sobre o assédio moral e sexual e as consequências dessa prática no âmbito da administração pública no Distrito Federal e nas relações interpessoais. Este é o objetivo de seminário que a Escola de Governo do DF (Egov) realiza no dia 4 de novembro, com inscrições abertas até 2 de novembro, que podem ser feitas no site da Egov.

[Olho texto=”“Cabe a nós, enquanto gestores, coordenar a elaboração de políticas de formação que envolvem temas sensíveis, e o combate ao assédio nas relações de trabalho na esfera pública é uma pauta primordial que a Egov propõe”” assinatura=” – Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov” esquerda_direita_centro=”direita”]

O I Seminário de Combate e Prevenção ao Assédio no Setor Público envolve todo o Governo do Distrito Federal (GDF), em especial a Controladoria-Geral e as secretarias da Mulher e de Economia.

De acordo com a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, a temática é de extrema relevância não apenas para a administração pública, mas para a sociedade como um todo. “Cabe a nós, enquanto gestores, coordenar a elaboração de políticas de formação que envolvem temas sensíveis, e o combate ao assédio nas relações de trabalho na esfera pública é uma pauta primordial que a Egov propõe, no intuito de coibir, por meio da educação, o abuso de poder nas relações interpessoais e de trabalho”, destaca Tolentino.

Quando o assédio acontece

O assédio sexual é definido, de forma geral, como o constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho, em que, como regra, o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja.

Já o assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Ambos são condutas que trazem danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

[Olho texto=”“Um dos objetivos do seminário é garantir que os servidores saibam o que é assédio moral e sexual, e quais são os comportamentos e ações aceitáveis em um ambiente de trabalho”” assinatura=” – Adriana Faria, secretária executiva da Sequali” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), Adriana Faria, destaca que a informação é uma das medidas eficazes para impedir a disseminação de tais práticas, daí a ideia de promover um seminário com essa temática.

“Um dos objetivos do seminário é garantir que os servidores saibam o que é assédio moral e sexual, e quais são os comportamentos e ações aceitáveis em um ambiente de trabalho, para que, assim, possamos contribuir para a redução e até para a eliminação dessas desprezíveis práticas na administração”, enfatizou a secretária.

Conteúdo do seminário

No período da manhã, das 9h30 às 10h45, a chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral, Michelle Gomes Heringer Caldeira, iniciará a primeira palestra com o tema “Assédio na administração pública: combate e prevenção”.

Logo em seguida, das 11h às 12h, a gerente de Saúde Mental e Preventiva da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde), Jacqueline Ferraz da Costa, ministrará a palestra “Aspectos psicossociais relacionados ao processo de assédio moral”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No período da tarde, o sócio-diretor da S2 Consultoria e cofundador e diretor acadêmico do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), Renato de Almeida dos Santos, discorrerá, das 14h às 15h15, sobre o tema “Assédio no teletrabalho.”

Das 15h30 às 16h30, a mediadora de conflitos, cofundadora e integrante do Grupo Avançado de Mediadores Institucionais (Gamei), Samira Iasbeck de Oliveira Soares, desenvolverá a palestra “Conflitos interpessoais no trabalho: como lidar e prevenir impactos negativos”.

Para encerrar o seminário, a instrutora Michelle Caldeira vai expor, das 16h30 às 17h15, estudo de casos com o intuito de promover o raciocínio crítico e argumentativo nos participantes.

Serviço
I Seminário de Combate e Prevenção ao Assédio no Setor Público
Data: 4 de novembro
Carga horária: 6 horas e 30 minutos
Local: Auditório da Escola de Governo

*Com informações da Escola de Governo do DF