28/10/2021 às 14:07, atualizado em 29/10/2021 às 10:50

Cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Há 1,2 mil equipamentos que, por meio de programa do GDF, serão oferecidos a 1.150 pacientes cadastrados; investimento é de R$ 1,5 milhão

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência (SEPD), entregou simbolicamente, na manhã desta quinta-feira (28), em solenidade no Palácio do Buriti, 104 cadeiras de rodas e de banho às pessoas cadastradas no programa Órteses e Próteses, da Secretaria de Saúde (SES).

Os equipamentos fazem parte de um lote de 1,2 mil cadeiras de rodas – para crianças, adultos e pessoas obesas – adquiridas a partir de um investimento de R$ 1,5 milhão, recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida, presente à cerimônia.

Programa contempla pessoas que não têm condições de adquirir o equipamento. “É uma obrigação nossa e uma exigência do nosso governador: cuidar da população”, lembrou o vice-governador Paco Britto | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

[Olho texto=” “O programa Órteses e Próteses é um dos mais importantes, pois garante a acessibilidade que vai facilitar a mobilidade e incentivar a cidadania” ” assinatura=”Flávio Santos, secretário da Pessoa com Deficiência” esquerda_direita_centro=”direita”]

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto falou sobre a importância dessa ação, que tem o intuito de aumentar o atendimento a pessoas com deficiência (PCDs) cadastradas no programa e que necessitam de órteses, próteses e demais equipamentos auxiliares nas funções motoras.

“Essa entrega traz cidadania e o direito constitucional de ir e vir a essas pessoas, mostrando o respeito do governo Ibaneis Rocha para com essa população”, ressaltou Paco, lembrando que, no ano passado, o GDF entregou à população mais de 2 mil cadeiras de rodas pelo programa.

Atualmente, a expectativa é que, nos próximos meses, a SES reduza a lista de espera do programa, com a pronta-entrega das cadeiras de rodas e de banho, aos 1.150 pacientes cadastrados. Além dessas, a pasta realizou, recentemente, um pregão eletrônico destinado à compra de 4.452 cadeiras de rodas manuais, motorizadas e de banho.

O titular da SEPD, Flávio Santos, fez questão de ressaltar a relevância do programa. “É um dos mais importantes, pois garante a acessibilidade que vai facilitar a mobilidade e incentivar a cidadania”, disse. “Está em tratativa [um processo] para sair uma portaria em conjunto a fim de ampliar as atividades desse programa.”

Novidades

Após o secretário da Pessoa com Deficiência anunciar o projeto Ação Inclusiva, que visa levar as cadeiras de rodas até as regiões administrativas (RAs), Paco assegurou que o GDF investirá na ação nas próximas semanas.

Paco também adiantou sobre o anúncio oficial do Cadastro Único das PCDs, que será feito pelo governador Ibaneis Rocha. “É muito importante e será entregue em breve”, revelou. Aproveitou para cumprimentar os servidores públicos, neste 28 de outubro, pela data comemorativa à categoria.

Servidor público há mais de 30 anos, Flávio Santos também ressaltou a importância da data: “É um dia duplamente especial, como servidor e podendo servir vocês. Servidor é um projeto de vida, é uma missão”.

Atendimento

O programa Órteses e Próteses atende pacientes para confecção desses equipamentos ambulatoriais e também fornece cadeiras de rodas, cadeiras de banho, palmilhas, calçados especiais, andadores, bengalas para cegos, próteses mamárias e oculares, entre outros itens.

[Olho texto=” “Essa parceria tem trazido muitos benefícios e veio para dar visibilidade e ampliar o acesso das pessoas que podem ser atendidas” ” assinatura=”Camila Medeiros, gerente de Serviços de Saúde Funcional da SES” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Paco Britto lembrou que o DF tem, atualmente, quase 140 mil pessoas com alguma deficiência. “Precisamos levar dignidade àqueles que não têm condições de comprar suas cadeiras. É uma obrigação nossa e uma exigência do nosso governador: cuidar da população”, destacou.

O deputado Iolando, por sua vez, falou sobre a criação da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, da qual foi o primeiro gestor: “Valeu a pena. Foram mais de 3 mil entregas de cadeiras de rodas e de banho”. Segundo ele, nos próximos dias, será assinada a compra de 25 vans destinadas a esse público.

“O programa já está consolidado, mas é pouco divulgado”, lembrou a gerente de Serviços de Saúde Funcional da SES, Camila Medeiros. “Essa parceria tem trazido muitos benefícios e veio para dar visibilidade e ampliar o acesso das pessoas que podem ser atendidas.”

Entrega

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre as centenas de cadeiras de rodas entregues nesta quinta-feira, estava a do pequeno Isaac William dos Santos, de 4 anos. Sua mãe, Helen Henic dos Santos, 31 anos, comemorou ao ver os olhos do filho brilhando com a novidade.

“É uma felicidade imensa. Antes de receber essa cadeira, eu tinha que carregá-lo no colo. No dia a dia, vai ajudar muito, pois teremos mais acessibilidade para levá-lo ao [hospital] Sarah. Agradeço a cada um que nos ajudou”, disse.