31/10/2021 às 13:53, atualizado em 31/10/2021 às 14:01

Avança concretagem da obra do viaduto Recanto das Emas

Obra foi vistoriada, neste domingo (31), pelo governador em exercício, Paco Britto. Os próximos passos serão escavação, drenagem e pavimentação

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

A segunda etapa da concretagem da laje na obra do viaduto do Recanto das Emas/Riacho Fundo II termina neste domingo (31), conforme estava previsto no cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) – responsável pela construção e fiscalização do empreendimento. Com esta etapa pronta, os próximos passos referentes à continuidade da obra serão escavação, grampeamento do solo, drenagem e pavimentação.

O governador em exercício, Paco Britto, foi conferir de perto o andamento das obras, neste domingo (31): “Agradeço ao governador Ibaneis Rocha, que possibilitou tudo isso”, frisou | Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Caso não ocorra nenhum imprevisto – com o início do período chuvoso, o Distrito Federal está em alerta em relação às chuvas torrenciais -, a previsão é que o viaduto seja entregue à população em julho de 2022, beneficiando cerca de 200 mil motoristas da região.

[Olho texto=”“Em breve, começaremos a escavar este viaduto tão sonhado. Sonho que está sendo realizado pelo DER, em prol da população”” assinatura=”Paco Britto, governador em exercício” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Todo esse processo foi conferido de perto, na manhã deste domingo (31), pelo governador em exercício, Paco Britto, acompanhado dos filhos Cristiano e Flávio. No canteiro das obras do viaduto, Paco foi recebido pelo superintendente de obras do DF, Cristiano Cavalcante, e pelo engenheiro Eli Câmara, ambos do DER; e, também, pelo administrador regional, Carlos Dalvan.

A construção do viaduto chegou aos 50% de execução, com a finalização desta segunda etapa da concretagem – a primeira fase começou no dia 12 deste mês. “Em breve, começaremos a escavar este viaduto tão sonhado. Sonho que está sendo realizado pelo DER, em prol da população. Estamos trabalhando 100% para o DF. Agradeço ao governador Ibaneis Rocha, que possibilitou tudo isso”, frisou Paco, após conferir o resultado e cumprimentar os trabalhadores.

O investimento na construção do viaduto é de R$ 30,9 milhões e a previsão é de que seja entregue à população em julho de 2022

De acordo com o engenheiro Eli Câmara – executor do contrato firmado entre o DER e o consórcio de empresas da obra do viaduto -, 100 pessoas desse consórcio trabalham diariamente na obra. Ainda segundo ele, em cada fase foram utilizadas 850 m3 de concreto, perfazendo um total de 1.700 m3 nas duas etapas. Até o momento, em toda a obra, foram utilizados 2.400 m3 de concreto e 400 toneladas de ferro.

“O tempo frio [como estava na manhã deste domingo] ajuda na ‘cura’ do concreto”, explicou, enquanto mostrava o trabalho dos operários e dos dois caminhões-bomba, que jogavam concreto na laje.

Desvio

A obra foi iniciada em maio deste ano pela construção das marginais para o desvio dos veículos. Para melhoria no fluxo de veículos, o trânsito foi liberado, uma vez que a pista do lado do Riacho Fundo II está pronta e o trânsito no sentido Samambaia está desviado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além da população do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II, serão beneficiados os moradores das cidades de Samambaia, Gama e Santa Maria, e algumas cidades do entorno do DF. O investimento na construção do viaduto é de R$ 30,9 milhões.