04/11/2021 às 20:57, atualizado em 04/11/2021 às 20:58

Unidades de saúde de todo o DF terão segurança reforçada

Iniciativa da Secretaria de Saúde e da PMDF, Programa Saúde Segura visa proteger servidores e pacientes em hospitais, UPAs e UBSs

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

As unidades de saúde em todo o Distrito Federal terão reforço nas ações de prevenção, manutenção da segurança e pronta resposta às ocorrências. É o chamado Programa Saúde Segura, anunciado nesta quinta-feira (4), durante coletiva de imprensa realizada na Secretaria de Saúde.

“São várias ações visando a melhoria da segurança pública nos ambientes hospitalares, não só para os servidores e funcionários, mas também para os usuários, para as pessoas que passam próximo”, afirmou o coronel Jorge Eduardo Naime, chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar (DOP).

Com o Programa Saúde Segura, será ainda mais comum ver carros da polícia próximos às unidades da rede de saúde| Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Um aplicativo será criado para que chefes das unidades de saúde possam solicitar o atendimento rápido da Polícia Militar em caso de ocorrências, sem precisar esperar pelo tempo de atendimento do 190. Enquanto a tecnologia estiver em desenvolvimento, as secretarias de Saúde e de Segurança Pública devem promover, por meio de aplicativo, o contato direto dos servidores das unidades de saúde com oficiais da polícia responsáveis pela área da ocorrência.

Hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) também já foram incluídos como pontos de patrulhamento das viaturas. O resultado é que vai se tornar ainda mais comum ver carros da polícia próximos às unidades da rede de saúde.

“A intensificação do policiamento já está acontecendo”, ressaltou o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache. Segundo ele, o registro de ocorrências dentro das unidades é pequeno e restrito a casos que começaram como discussões e se transformaram em agressões. Porém, a principal intenção do Programa Saúde Segura é promover a chamada “sensação de segurança.”

Outra ação já iniciada no programa é a análise das ocorrências nas regiões onde estão localizadas as unidades de saúde. De acordo com o coronel Naime, além de reforçar o policiamento, esse tipo de ação também poderá indicar medidas como poda de árvores, reforço da iluminação pública e da estrutura de cada local.

*Com informações da Secretaria de Saúde